Ação da Secretaria de Educação reforça a importância da presença dos alunos e o papel das famílias no cumprimento das condicionalidades do programa

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Por: Silvano Dionizio

Pais e responsáveis de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Olinda participaram de mais uma palestra sobre Frequência Escolar do Bolsa Família.

O encontro realizado na manhã desta quarta-feira (12), promovido pela Secretaria de Educação da cidade, por meio do Núcleo de Acolhimento Psicossocial e Pedagógico – NAPP, aconteceu na Escola Municipal Chico Science, na III etapa do bairro de Rio Doce.

De acordo com a coordenadora do NAPP, Fabiana Leal, o objetivo é estabelecer a importância da participação da família nos assuntos pertinentes ao desenvolvimento escolar dos alunos. Além disso, busca fortalecer a parceria entre escola, família e sistema de garantia de direitos, como o Conselho tutelar e informar a importância da frequência de alunos para o Programa do Bolsa Família.

Articuladora da palestra, com a também, técnica do NAPP, a assistente Social Ada Maria de Almeida, a Psicóloga, Rosyane Lessa reforça que a frequência escolar no Bolsa Família é fundamental para garantir a continuidade do benefício.

“A frequência escolar é uma das condições essenciais para o recebimento do Bolsa Família, e a falta de cumprimento dessa exigência pode resultar em advertências, bloqueio ou até cancelamento do benefício”, destacou.

Também desenvolveram a palestra, Hélcia Nascimento (Auxiliar da frequência escolar do Bolsa Família), Charles Kleber da Silva (Coordenador do Conselho tutelar) e a Coordenadora da Frequência escolar do Bolsa Família, Ana Maia. A gestora detalha que Estudantes de 6 a 15 anos precisam alcançar no mínimo 85% de presença nas aulas, já os jovens de 16 e 17 anos devem manter uma frequência escolar de, no mínimo, 75%.

Para as famílias continuarem recebendo o benefício, é necessário que as crianças e adolescentes estejam matriculados e frequentando a escola regularmente. Essa condição não apenas assegura que os jovens tenham acesso à educação, mas também é um incentivo para que os responsáveis priorizem a escolarização.

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