Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) após a decisão do Governo Federal de prorrogar a campanha. A medida busca ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção de adolescentes do município contra doenças graves relacionadas ao vírus.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Olinda, Clara Pires, a vacina é fundamental para a saúde de meninos e meninas. “A vacina quadrivalente protege contra quatro tipos de vírus, prevenindo principalmente o câncer de colo do útero, câncer de pênis, câncer orogenital e as verrugas genitais. Para adolescentes de 9 a 14 anos, a imunização é aplicada em dose única. Já para jovens de 15 a 19 anos, Olinda está realizando o resgate daqueles que ainda não tomaram a vacina. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, além do Shopping Patteo Olinda”, destacou.
A campanha reforça a importância de se vacinar ainda na adolescência, fase em que a proteção é mais eficaz. Para Miguel Ferreira, de 14 anos, que já recebeu a vacina, a mensagem é clara: “É muito importante tomar a vacina porque são elas que vão criar os anticorpos no nosso corpo. Todo mundo deve se vacinar. Levem seus filhos, levem a família toda para garantir essa proteção”.

Com essa prorrogação, Olinda intensifica os esforços para ampliar a imunização e garantir mais saúde e qualidade de vida para sua população jovem.