Ouvir a matéria clicar no player
O 2º Seminário Municipal do Programa Criança Alfabetizada – Anos Iniciais foi realizado nessa quarta-feira (10), no Auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Casa Caiada. O evento movimentou dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e reuniu cerca de 300 participantes, sendo aproximadamente 150 pela manhã e 150 à tarde.
Desde que foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), em junho de 2023, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) se tornou prioridade em Olinda. A iniciativa busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
O programa também trabalha para recuperar a aprendizagem de estudantes do 3º, 4º e 5º anos, que tiveram prejuízos acentuados pela pandemia.

Com esse foco, a Secretaria de Educação de Olinda promoveu o encontro para estimular o compartilhamento de práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Programa Criança Alfabetizada (PCA) nas turmas dos anos iniciais.
Coordenador do Departamento de Educação Básica e articulador municipal do CNCA, Flávio Tavares explica que o seminário reuniu professores do 1º e 2º ano, coordenadores pedagógicos, técnicos da secretaria, secretários executivos e representantes da Gerência Regional de Educação (GRE), responsável pela gestão educacional no estado.
Os articuladores regionais do CNCA, Milena Francisco da Silva e José Augusto Pereira da Silva, também estiveram presentes.

Segundo Flávio, o encontro trouxe uma variedade de experiências apresentadas por coordenadores pedagógicos de diferentes escolas. “Essa iniciativa fortalece a reflexão coletiva, a qualificação das ações docentes e o avanço da aprendizagem nos Anos Iniciais”, destacou.
O seminário contou ainda com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Educação que atuaram como formadores ao longo do dia: Ana Cristina, Áurea Carlos, Ezequias de Andrade, Joseilda Machado, Rosângela dos Santos e Ursula Carla.
Por: Silvano Dionizio/Assessor da Educação de Olinda.