Primeira atividade aconteceu nesta terça-feira (05)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O Projeto ‘Nós na Rede’ teve o pontapé inicial nesta terça-feira (05), em Olinda. Ação promovida pela Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde e da Fiocruz, tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam diretamente nos serviços de saúde da cidade. A aula inaugural aconteceu na Uninovo, localizada no Bairro Novo.

Em Olinda, 39 profissionais integram a primeira turma do curso, representando todos os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, unidades da atenção básica, leitos integrais e também a equipe de gestão da saúde mental.

O objetivo é realizar uma educação permanente para os profissionais da rede de atenção psicossocial. Olinda foi contemplado com uma turma dos mais diversos equipamentos da RAPS. Temos servidores dos Caps, da Atenção Básica, dos leitos integrais, das residências terapêuticas e da gestão. Todos na busca de aperfeiçoar os conhecimentos para melhor atender a população”, disse a coordenadora de Saúde Mental de Olinda, Eliane Barbosa, que teve o discurso reforçado pela Fiocruz.

Estamos iniciando um ciclo informativo, que será 90% online e 10% presencial, essa é a primeira etapa, primeira turma  de Pernambuco. É um prazer chegar em Olinda e iniciar essa formação, que vai durar por um longo período”, contou a educadora do projeto e representante da Fiocruz, Priscila Gadelha.

O curso terá duração de cinco meses e, em cada um, haverá uma aula presencial e o restante do conteúdo será ministrado online. O projeto tem como objetivo fortalecer a RAPS por meio da Educação Permanente em Saúde, promovendo a qualificação contínua de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam no cuidado de pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em conflito com a lei.

Além de atualizar conhecimentos, o curso incentiva a reorganização das práticas das equipes, com foco na estratégia de redução de danos e na promoção da inserção social. A iniciativa está alinhada às diretrizes da reforma psiquiátrica brasileira e da Política Nacional de Saúde Mental, ao propor um novo modelo de cuidado em saúde.

Notícia rápida

Categorias