Evento reforçou compromisso de Olinda com a educação antirracista a partir do filme Pantera Negra

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Nesta sexta-feira (26), professores e professoras da Rede Municipal de Olinda viveram um momento diferente de aprendizado e inspiração. A palestra “Wakanda para Sempre – Uma Discussão Histórica sobre o Filme Pantera Negra”, realizada na UNINASSAU do Shopping Patteo, trouxe uma abordagem lúdica e reflexiva sobre ancestralidade africana, racismo e representatividade, mostrando como o cinema também pode ser uma ferramenta de transformação na educação.

O criador do projeto “Wakanda Para Sempre: Uma Discussão Histórica sobre o Pantera Negra” é o professor da Rede Pública Estadual de Ensino Pablo Craveiro. Ele foi responsável por criar a palestra educativa que utiliza o impacto cultural dos filmes juntamente com as HQs do Pantera Negra para abordar temas como identidade negra, representatividade, história africana e resistência, sempre de forma dinâmica e interativa com os estudantes.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Educação de Olinda, por meio da Divisão de Educação Étnico-Racial, e buscou fortalecer o compromisso da cidade com práticas pedagógicas antirracistas que ultrapassem datas específicas e estejam no cotidiano escolar.

Para o coordenador da Divisão de Educação Étnico-Racial, Wadilson Santiago, a proposta foi essencial para ampliar horizontes na formação docente. “Essa ação é extremamente importante, porque o combate ao racismo é cotidiano. Cabe ao professor e à professora olindense construir planejamentos que abranjam as leis 10.639 e 11.645, fundamentais para desconstruir o racismo estrutural, o recreativo e também o religioso”, ressaltou.

A professora Dilene Carneiro, que participou da palestra, avaliou a ação como necessária para a prática diária em sala de aula. “É uma temática que deveria alcançar todos os professores, desde a educação infantil. Quanto mais conhecimento a criança negra tem, melhor para ela. Conhecimento é poder, e podemos trabalhar isso com contações, debates e músicas que tragam consciência de mundo. Que ações como essa se repitam mais vezes”, afirmou.

Matheus Nóbrega/SECOM Olinda

A experiência demonstrou como atividades educativas, quando associadas à cultura e ao imaginário coletivo, podem despertar reflexões profundas e transformar a forma como os professores trabalham identidade, ancestralidade e diversidade com seus alunos.

A iniciativa reforça a importância que a Prefeitura de Olinda dá à educação antirracista, promovendo formações que ampliam o olhar dos educadores e fortalecem práticas pedagógicas inclusivas. A gestão municipal segue empenhada em garantir que a escola seja um espaço de valorização da diversidade, da ancestralidade e do respeito, formando cidadãos mais conscientes e preparados para construir uma sociedade justa.

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