Ouvir a matéria clicar no player
O cartão-postal mais famoso de Olinda foi palco de uma das atrações mais poéticas do 19º Festival de Circo do Brasil. O espetáculo “How much we carry? – A dança do peso”, da companhia franco-brasileira Circo Immersif, subiu as ladeiras da Cidade Alta nesta sexta (07) em uma apresentação gratuita que propõe pausa, encontro e encantamento. A Prefeitura de Olinda é parceira da apresentação.
No centro da cena está um inusitado aparelho circense — a percha gigante — que serve de ponto de partida para uma reflexão sobre equilíbrio, presença e cuidado. Em constante desequilíbrio, a estrutura se transforma em metáfora das relações humanas e do ato de “carregar” — verbo que, em inglês, também significa “cuidar”.
Sem diálogos e em formato itinerante, a performance acompanha dois personagens que transportam consigo tudo o que encontraram pelo caminho, numa travessia poética por ruas e praças. O resultado é uma homenagem às caminhadas de cada um e aos encontros que marcam o percurso, transformando o espaço urbano em palco e abrigo — um convite a desacelerar e sentir-se em casa, aqui e agora.
A apresentação em Olinda acontece por meio de uma parceria entre o Festival de Circo do Brasil e a Secretaria de Cultura de Olinda, que abraçou a proposta de itinerância do evento, reforçando seu compromisso com a democratização das artes e a formação de novas plateias.
Festival de Circo do Brasil – Depois de uma passagem consagradora pela França, o Festival de Circo do Brasil (FCB) apresenta para sua etapa nacional, que transforma o Recife na capital das artes circenses de 1º a 9 de novembro. Em sua 19ª edição, o evento integra o Ano Brasil–França, promovendo um projeto de cooperação cultural e intercâmbio artístico com a La Grainerie – Fabrique des Arts du Cirque et de l’Itinérance.