Ouvir a matéria clicar no player
Dignidade, acolhimento e saúde. Aproximadamente 80 moradores de rua foram recebidos em mutirão de serviços no Clube Atlântico, no Carmo. No total, aconteceram atendimentos de assistência social, atividades de inclusão e exames. Atividades como Consultório na Rua, vacinação, testes rápidos, entrega de kits de higiene, bazar solidário, atendimento do Escritório Social e atualização do CadÚnico trouxeram alegrias para os participantes.
“Garantimos os direitos básicos da população em situação de rua. Aqui, teve um momento de acesso à atualização do cadastro único, vacinação, testes rápidos. A saúde veio aqui para garantir isso. Também realizamos conversação, roda de diálogo e mais”, explicou a coordenadora do Comitê Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Olinda.
A atividade garantiu garantir acesso a cuidados básicos e apoio social de forma humanizada, ampliando a rede de atenção para essa população em maior vulnerabilidade. Porém, a ação no Clube Atlântico não é a única destinada aos moradores de rua em Olinda.
Nesta semana, equipes do Consultório na Rua, Coordenação de Saúde Mental e SAMU asseguraram encaminhamento hospitalar de um morador em situação de rua que apresentava quadro de saúde agravado. A intervenção contou com diálogo cuidadoso, apoio da família e integração dos serviços, garantindo o início do tratamento especializado no Hospital Tricentenário.
Segundo a coordenação, a ação reforça o compromisso do município em oferecer assistência integral e digna, respeitando cada caso e assegurando o acompanhamento após a alta hospitalar.



