Ação foi celebrada neste sábado, na orla

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (20), foi de muita conscientização sobre o meio ambiente e serviços para a população. Na praia, na altura da Praça Duque de Caxias, conhecida como Praça do Quartel, equipes da Prefeitura de Olinda trabalharam em diversas frentes.

As atividades partiram desde mutirão de limpeza na orla, passando por atendimentos sociais e de saúde, com educação ambiental e palestras, finalizando com atividades para crianças e exposições de fotografia. A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, participou da ação, realizou plantio de árvores nativas e celebrou o resultado.

Um dia importantíssimo, Dia Mundial da Limpeza, onde estamos limpando as nossas praias e trazendo uma conscientização maior para as presentes e futuras gerações, para que a gente consiga trabalhar uma cidade mais sustentável. E, para isso, a gente também trouxe a plantação de novas mudas, começando aqui pela nossa nova Praça Duque de Caxias. Plantamos mudinhas, estamos na praia com parceiros, tratando dessa limpeza tão importante e trazendo à mente nossa consciência, de que um futuro mais limpo, mais sustentável começa por cada um de nós”, disse Mirella.

O grande diferencial da ação foi associar a limpeza ao plantio de árvores, criando um ciclo de transformação: primeiro, remover resíduos que poluem o espaço; depois, semear vida para regenerar o território. A atividade recebeu o nome de Projeto Plantar Juntos – Corredores Verdes.

Mais de 30 mudas nativas de grande porte foram plantadas neste dia, parte de um lote de 1.500 mudas que formarão corredores verdes em avenidas e praças de Olinda nas próximas semanas.

As atividades foram distribuídas por três núcleos:

Praia da Santa (Núcleo Norte): plantio de mudas e mutirão de limpeza;

Praia do Del Chifre (Núcleo Sul): mutirão de limpeza;

Praia do Quartel (Núcleo Central): plantio de mudas, mutirão de limpeza, palestras ambientais, fiscalização e exposição fotográfica Olhares do Oceano. Mais de 400 voluntários participaram, entre escoteiros, integrantes da Marinha do Brasil, cooperativas, estudantes universitários, escolas públicas, ONGs e cidadãos.

Notícia rápida

Categorias