Ouvir a matéria clicar no player
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, se reuniu com o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho, nessa quinta-feira (8), para reforçar estratégias e fortalecer a parceria entre o município e o Governo do Estado na preparação do Carnaval 2026. O encontro contou com a participação de equipes técnicas da Prefeitura, representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e teve como foco a construção de uma festa cada vez mais sustentável, socialmente responsável e integrada ao cuidado com a cidade.
Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas à proteção ambiental, à gestão de resíduos, ao ordenamento urbano e à valorização dos catadores, que desempenham papel fundamental durante o período carnavalesco. A proposta é consolidar Olinda como referência nacional em Carnaval sustentável, aliando tradição, inclusão social e preservação do patrimônio natural e cultural.
A prefeita Mirella Almeida ressaltou a importância do diálogo e da construção conjunta entre os entes públicos para garantir uma festa organizada, responsável e à altura da importância de Olinda no cenário nacional. “Estamos alinhando ideias, somando forças e planejando com responsabilidade. Pensar no melhor Carnaval do mundo é também pensar no cuidado com a cidade, com o meio ambiente e, principalmente, com as pessoas que fazem Olinda ser única”, destacou.
Mirella também agradeceu o apoio do Governo do Estado e reforçou a parceria com a governadora Raquel Lyra. “A parceria com o Governo de Pernambuco fortalece esse trabalho conjunto e faz a diferença para que possamos avançar com ações técnicas, diálogo permanente e compromisso público. Seguimos trabalhando para realizar um Carnaval do jeito certo, com cuidado, respeito e amor por Olinda”, completou.

O secretário Daniel Coelho destacou o trabalho que já vem sendo realizado no município e reforçou o compromisso do Estado em apoiar a gestão olindense. “Olinda vem fazendo um Carnaval sustentável que é referência no Brasil. Nos reunimos com a equipe técnica da Prefeitura e CPRH para não só pensar no melhor Carnaval do Brasil, mas uma festa que seja sustentável, que proteja o meio ambiente e que, também, considere a questão social, uma marca da gestão municipal. Os catadores que estarão envolvidos têm que participar do evento com dignidade, reforçando o compromisso da governadora Raquel Lyra e da prefeita Mirella Almeida para fazer o melhor e o maior Carnaval”, afirmou.
A reunião integra o calendário de planejamento antecipado da gestão municipal para o Carnaval, garantindo que as ações sejam pensadas de forma integrada, com foco na sustentabilidade, na inclusão social e na preservação do patrimônio histórico e ambiental da cidade.