A medida foi oficializada pela Portaria nº 061/2025 – SGU

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Gestão Urbana (SGU), instaurou uma Sindicância Administrativa para apurar possíveis irregularidades na cobrança de valores referentes à realização de enterros nos cemitérios públicos do município. A medida foi oficializada pela Portaria nº 061/2025 – SGU, publicada na terça-feira (28).

Vale salientar que, em casos de óbito, é necessário que os familiares se dirijam a um dos cemitérios e, após contato com a equipe da Secretaria de Gestão Urbana que atua no local, informem o nome da pessoa falecida para que seja feita a reserva da vaga destinada ao sepultamento. Durante a solicitação, é gerado um Documento de Arrecadação Municipal (DAM) com a cobrança de taxa legal no valor de R$ 130 reais para gaveta e 65 reais para sepultura rasa. Qualquer outra cobrança é ilegal.

A sindicância é composta por Carlos Soares dos Santos (presidente da comissão e diretor de Limpeza Urbana da SGU), Luiz Paulo da Silva Benício (engenheiro eletricista da SGU) e Felipe de Souza Brandão (assessor jurídico da SGU). Dois destes profissionais são servidores efetivos. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período mediante justificativa.

A Secretaria de Gestão Urbana reforça que a investigação seguirá o devido processo legal, assegurando o contraditório e a ampla defesa. Caso sejam comprovadas irregularidades, o procedimento poderá resultar na instauração de processo administrativo disciplinar.

A medida reafirma o compromisso da Prefeitura de Olinda com a transparência, a integridade e o respeito ao cidadão, garantindo que todos os serviços públicos sejam prestados de forma ética e regular.

Notícia rápida

Categorias