Ouvir a matéria clicar no player
O bairro do Alto da Bondade recebeu, mais uma ação do Projeto Identidade Cidadã, garantindo aos moradores o acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os atendimentos facilitam o o acesso da população aos serviços de identificação civil.
Durante a ação, foram atendidos idosos, pessoas neurodivergentes, cadeirantes e moradores em geral, por meio do trabalho dos identificadores da Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda. O objetivo é assegurar que todos tenham acesso ao documento essencial para o exercício da cidadania e para a obtenção de benefícios sociais.
Somente em 2025, mais de 12.500 pessoas já foram atendidas pelo Projeto Identidade Cidadã. Desde a sua implantação, a iniciativa já beneficiou mais de 35 mil olindenses, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o acesso aos direitos básicos.
Em 2025, o atendimento foi expandido para alcançar pessoas impossibilitadas de se locomover e crianças e adolescentes autistas, especialmente aqueles que necessitam de maior nível de suporte, garantindo mais dignidade e inclusão social.
Para Eliezer Bandeira, identificador que atua desde o início do projeto, o trabalho vai além da função técnica. “É muito gratificante e chegamos a nos emocionar com as histórias das pessoas, muitas delas acamadas em suas residências ou hospitais, que estavam sem acesso a benefícios sociais por não possuírem uma identidade atualizada. Além de trabalhar, temos a oportunidade de ajudar as pessoas, e isso não tem preço”, destacou.
O Projeto Identidade Cidadã segue levando cidadania aos bairros de Olinda, aproximando os serviços públicos da população e promovendo mais inclusão social.
