Ouvir a matéria clicar no player
A Secretraia de Saúde de Olinda prestou conta na Câmara Municipal de Vereadores, através do Relatório Detalhado do Quadrimestre (RDQ), referente aos meses de janeiro a abril de 2025. A apresentação foi ministrada pela secretária de saúde do municipio, Ana Cláudia Callou, que esteve acompanhada da secretária executiva de Gestão, Eveline Aragão; a diretora da Atenção Básica, Ana Cláudia Pantoja, e o diretor financeiro do Conselho Municipal de Saúde de Olinda, Leandro Sales.
O teor do relatório consta informações pertinentes às fontes de recursos recebidas e sua aplicabilidade, além da realização de auditorias, das ofertas e produções dos serviços públicos ofertados.
Inicialmente, a secretária Ana Callou fez um esboço do funcionamento da rede de saúde, desde a atenção primária, especializada e setores de urgências, bem como dos serviços conveniados no âmbito de exames de imagens, laboratoriais e odontológico.
Durante a apresentação, Ana Callou comemorou a recente aquisição de três ambulâncias destinadas aos Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) oriundas do Ministério da Saúde, que junta-se a mais uma recebida no início desse ano. “Muito importante o reforço dessas ambulancias na rede, pois melhora a qualidade do atendimento à população Olindense”, vibrou.
A secretária também citou como conquista a realização do concurso público no final do ano passado, que aproximadamente faziam 13 anos que não era realizado, reforçando o quadro de profissionais em todas as áreas.
No RDQ, consta o implemento de ações preventivas no controle da hipertensão, diabetes e assistência às gestantes, melhorando assim os indicadores desse setor. Callou também comentou sobre os serviços ofertados com a implantação das unidades móveis itinerantes no tratamento odontológico e clínico nas comunidades.
Questionada por alguns parlamentares da Casa Bernardes Vieira de Melo sobre saude mental, Ana Callou destacou o atendimento 24 horas no Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) Nize da Silveira, bem como melhorias nas estruturas das Residências Terapêuticas (RTs) e do Núcleo Infantil de Integração de Integração (NIDI). A gestora também sinalizou o serviço preventivo nas estruturas das unidades de saúde, sobretudo no enfrentamento do período do inverno.
No final, a secretária lembrou a realização da Conferência de Saúde no segundo semestre, que visa o orçamento plurianual de 2026.