Ação realizada nesta terça-feira (14) disponibilizou mutirão de serviços

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (14), mais uma edição do Saúde nos Terreiros, ação que leva serviços de saúde e atendimentos sociais às comunidades de matriz africana. O projeto, coordenado pela Secretaria de Saúde, foi ao Bairro de Salgadinho com foco em aproximar o cuidado médico das pessoas e fortalecer o combate ao racismo religioso, reconhecendo o terreiro como espaço de acolhimento e promoção da saúde.

Nesta edição, a iniciativa aconteceu no Ilé Asé Ẹgbẹ́ Aw, localizado em Salgadinho, sob liderança da Yalorixá Mãe Elza de Yemọjá. Além de consultas médicas e distribuição de medicamentos, a ação contou com testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, medição de glicose e pressão arterial, atendimento nutricional e vacinação.

A coordenadora do projeto, Carmem Cavalcanti, explica que o objetivo é levar o cuidado até onde o acesso costuma ser mais difícil. “A importância do Saúde nos Terreiros é justamente levar a saúde para mais perto da comunidade, usando o terreiro como espaço de promoção e prevenção de cuidados”, destacou.

Calendário das próximas edições:

21/10
Ilê Axé Oluha de Oya
Yalorixá Mãe Cleide de Oya
Rua Genipapon, 483 – Vila Manchete

28/10
Ilé Àse Omi Ojú Ladê
Babalorixá Pai Airton
Rua Rastilho, nº 20 – Alto da Conquista
Após a reciclagem da Copabra, ao lado do Bar do Mero

Notícia rápida

Categorias