Ouvir a matéria clicar no player
Aconteceu nesta terça-feira (8) mais uma edição do Saúde nos Terreiros, programa coordenado pela Secretaria de Saúde de Olinda. A ação foi realizada na Nação Nagô, situada na Rua João José Tertuliano, nº 305, sob a liderança espiritual da Mãe Inajá de Oxum. Das 9h às 12h, moradores da região e frequentadores da casa puderam acessar uma série de serviços de saúde gratuitos voltados às comunidades de matriz africana e quilombolas da cidade.
Entre os atendimentos ofertados estiveram consultas médicas, exames de citologia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da vacinação contra a gripe e atendimento nutricional. O programa busca integrar cuidado, acolhimento e cidadania, respeitando os saberes tradicionais e fortalecendo os vínculos com os terreiros.

Integração com o Julho das Pretas amplia visibilidade e ações
Durante o mês de julho — que marca o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25/07) — o Saúde nos Terreiros tem direcionado suas ações prioritariamente para espaços liderados por mulheres de axé. A coordenadora do programa, Carmem Cavalcanti, destaca que a escolha reforça o papel das ialorixás como guardiãs da saúde, da cultura e da resistência nos territórios tradicionais.
Além das ações de saúde, o calendário do mês conta com uma programação mais ampla. No dia 22, o programa estará no terreiro do Córrego do Abacaxi. Já no dia 24, acontece a Conferência das Mulheres de Olinda, que contará com um espaço temático intitulado Vozes do Axé, dedicado às pautas das religiões de matriz africana. No dia 31, uma cerimônia no Palácio dos Governadores vai homenagear as mulheres de terreiro, encerrando as atividades do mês com reconhecimento simbólico e institucional.