Conferência planeja futuro da saúde de Olinda

Duas plenárias antecederam o evento para escolher delegados que representem os usuários SUS e classe trabalhadora da saúde

Publicado por: Secom, em: 13/09/17 às 15:24

Texto e foto: Pedro Morais

Foto: Pedro Morais/ Prefeitura de Olinda

Avaliar, orientar o planejamento, definir ações prioritárias e propor diretrizes para as políticas de saúde no município. Esses são os objetivos da 13ª Conferência de Saúde de Olinda, que começa hoje (13) e termina sexta-feira (15), das 8h às 18h, no Auditório da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO, Rodovia PE-15, Jatobá, Olinda.

A Conferência propõe como temática o SUS – Uma Conquista do Povo – Eu defendo e me orgulho. Duas Plenárias antecederam a conferência, quando foram escolhidos os delegados representantes dos segmentos Trabalhadores e Usuários do SUS.

Na ocasião, um grupo de funcionários do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), fez uma encenação teatral enaltecendo a valorização e importância da sobrevivência do SUS. Em seguida, os grupos de trabalhos compostos por delegados dos segmentos Trabalhadores e Usuários iniciaram as reuniões para as discussões e fechamento das propostas, que encerram na próxima sexta-feira.

A 13ª Conferência conta com a participação de 200 delegados, além de 80 observadores e 20 convidados, que votarão nas propostas de ações da Saúde para serem implementadas ao longo da atual gestão municipal.

Representando o executivo municipal, o vice-prefeito Márcio Botelho, abriu a solenidade destacando a importância do evento para a cidade. “Vamos avançar mais ainda e projetar uma saúde com mais qualidade para os olindenses”, enfatizou.

Também estiveram presentes as secretárias-executivas de Saúde, Zelma Pessoa e Emília Gonzales, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Euclides Monteiro e representando a 1ª Geres da Secretaria Estadual de Saúde, Luana Nascimento.