Secretaria de Patrimônio e Cultura

• Setor de Cultura: Segunda a Sexta, das 9h às 15h
  • Protocolo: Segunda à Sexta, das 9h às 15h

Atribuições
À Secretaria de Patrimônio e Cultura compete a formulação e implementação da política cultural e de preservação e valorização do patrimônio histórico, incumbindo-lhe, ainda, por meio da:

I – Secretaria Executiva de Patrimônio:

a) definir, regulamentar e implementar a política municipal do patrimônio material e imaterial, em articulação com os conselhos municipais e entidades representativas dos diferentes segmentos da sociedade;

b) administrar e manter os espaços e equipamentos públicos municipais inseridos no Polígono de Tombamento dos Sítios Históricos de Olinda;

c) exercer a proteção e preservação, fortalecimento e difusão do patrimônio material e imaterial, através da educação, conscientização e mobilização social;

d) apoiar, promover, desenvolver e fomentar, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor, ações, programas e projetos relacionados ao patrimônio material e imaterial;

e) identificar, organizar, manter e disponibilizar, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor, informações sobre o patrimônio material e imaterial;

f) executar o controle e fiscalização do uso e ocupação do solo no perímetro do Sítio Histórico do Município, segundo as diretrizes do Plano Diretor do Município e os demais instrumentos legais de proteção.

II – Secretaria Executiva de Cultura:

a) definir, regulamentar e implementar a política municipal de cultura, em articulação com o respectivo conselho municipal e entidades representativas dos diferentes segmentos da sociedade;

b) apoiar, promover, desenvolver e fomentar, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor, ações, programas e projetos relacionados à cultura;

c) identificar, organizar, manter e disponibilizar, em parceria com o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor, informações sobre cultura em Olinda;

d) administrar e manter os espaços e equipamentos culturais do Município, dentre eles a Biblioteca Pública Municipal e o Arquivo Público Municipal Antonino Guimarães.

Secretário de Patrimônio e Cultura
Lucilo Varejão
Formando em Letras e Direito, com mestrado em Letras Modernas e diploma de Estudos Aprofundados – DEA pela Universidade de Clermont-Ferrand, na França. É professor adjunto de Língua e Literatura Francesa da UFPE, presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-PE), membro e tesoureiro do Instituto Histórico de Olinda, presidente do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda e membro do Conselho de Cultura do Recife. Foi diretor Geral do Núcleo de Televisão e Rádio Universitária, participou da fundação das Academias de Letras de Olinda e Recife, das quais faz parte, e é sócio efetivo da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.
e-mail: lvarejaoneto@uol.com.br

Secretária Executiva de Patrimônio
Claudia Rodrigues
Formada em Arquitetura e Urbanismo. Foi diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Olinda e consultora da Unesco para o IPHAN Recife.
e-mail: claudiareginarodrigues@yahoo.com.br

Secretária Executiva de Cultura
Clarice Andrade
Formada em Comunicação Social com doutorado em Ócio e Potencial Humano pela Universidad de Deusto, na Espanha. É produtora cultural, audiovisual e de eventos. Foi diretora de Cultura de Olinda e coordenadora e assessora do Núcleo da 1ª Capital Brasileira da Cultura.
e-mail: clariceandrade@gmail.com

Diretoria da Cultura