Notícias

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Saiba como denunciar

Publicado por: Alice Mafra, em: 18/05/21 às 11:02

A data de hoje, 18 de maio, é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra meninos e meninas.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violências, inclusive nas suas casas. Por isso, é importante a participação de todos e do poder público para a prevenção ao abuso e exploração sexual. São fundamentais o alerta e a conscientização do assunto, principalmente porque as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Existem algumas formas de denunciar. Uma delas é Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber relatos de violência contra crianças e adolescentes, também é possível procurar os Conselhos Tutelares, além disso, caso o crime esteja acontecendo, é preciso ligar para o 190.

A data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00, ela remete ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta e apesar de sua natureza hedionda, até hoje este crime permanece impune.

%d blogueiros gostam disto: