Notícias

Saúde de Olinda intensifica teste rápido de HIV

As Unidades também estão realizando a detecção dos vírus da Sífilis e Hepatite

Publicado por: Secom, em: 19/04/18 às 15:54

Texto e foto : Julio Cesar Gomes

A Secretaria de Saúde de Olinda está ampliando o serviço de teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatite B e C na cidade. O objetivo é controlar o agravo das doenças com a detecção precoce e tratamento imediato. Seis policlínicas oferecem o serviço, além de 40 Unidades de Saúde da Família (USF). Outras policlínicas irão aderir ao serviço após o treinamento de enfermeiros para desempenho do trabalho.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, e o paciente obtém o resultado em apenas 15 minutos. Caso o reagente seja positivo, ele será acompanhado imediatamente pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/HIV/AIDS e Hepatite Virais, na Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

SERVIÇO – O CTA de Olinda possui mais de 57 mil pessoas cadastradas. Os pacientes soropositivos são atendidos/consultados pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE). A farmácia da Policlínica Barros Barreto dispensa medicações antirretrovirais para pacientes com HIV/Aids. O município também disponibiliza tratamento da sífilis (aplicação da penicilina) nas policlínicas, Unidade de Saúde da Família (USF) e Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos.

A rede ainda realiza o tratamento de condiloma (aplicação do ácido) para mulheres e homens na Policlínica da Mulher do Bairro Novo e CTA/Olinda e na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. O condiloma (conhecido por se tratar de uma verruga genital) é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV).

Serviço:

Policlínica João Barros Barreto (segunda a sexta) das 7h30 às 11h30

Endereço: Rua Dr. Justino Gonçalves, s/n, Carmo;

Policlínica São Benedito (todas as segundas) das 8h às 12h;

Endereço: Rua das Dunas, São Benedito;

Policlínica Rio Doce I (todas as sextas) das 8h às 17h;

Endereço: Rua 38, IV Etapa, Rio Doce;

Policlínica Rio Doce II (todas as segundas) das 13h às 17h *Apenas HIV e Sífilis*

Endereço: Rua Avenida Cel. Frederico Lundgren, s/n, Rio Doce;

Policlínica Martagão Gesteira (todas as segundas) das 8h às 17h;

Endereço: Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho;

Policlínica da Mulher de Bairro Novo (todas as terças e quintas).

Pular para o conteúdo