Ouvir a matéria clicar no player
A cidade de Olinda dá um passo histórico em direção ao futuro com o lançamento da Marim Figital, o primeiro hub territorial figital do Brasil. Fruto de uma articulação estratégica entre a Prefeitura de Olinda e uma rede de 13 instituições acadêmicas, criativas e do setor produtivo, a Marim chega como uma plataforma viva para formação, conexão e experimentação de soluções com identidade territorial, impacto social e vocação criativa.
Instalada no coração do Sítio Histórico, na sede da OCCA (Olinda Creative Community Action), a Marim atua nas três camadas da inovação contemporânea:
* Física – o território como espaço de experiências reais;
* Digital – dados e tecnologias como amplificadores da ação local;
* Social – o tecido de relações e pertencimento que dá sentido ao todo.
A iniciativa conta com o apoio direto da Prefeitura de Olinda e é alicerçada na nova Lei Municipal de Inovação e no Programa Olinda Digital. Com esse suporte institucional, o hub não apenas oferece incentivos fiscais, mas opera como um catalisador de projetos inovadores que dialogam diretamente com turismo, cultura, sustentabilidade, economia criativa e governança aberta.
“Olinda sempre foi vanguarda — política, cultural e criativamente. A Marim Figital transforma esse espírito em estrutura, metodologia e oportunidade real para quem quer empreender com alma e impacto”, afirma Gabriela Campelo, secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda.
A Marim já inicia suas atividades com a Primeira Jornada de Inovação, que movimentará o ecossistema com uma maratona de ideias, processos de incubação, mentorias e desenvolvimento de MVPs, focando em soluções para os desafios estratégicos da cidade.
Com estética própria, presença digital ativa e gestão colaborativa, a Marim é mais do que um hub: é o símbolo de uma nova cultura de inovação que, com o suporte do poder público e da sociedade civil, nasce do território para transformar a cidade de dentro pra fora.