Ouvir a matéria clicar no player
A 30ª Cúpula das Mercocidades segue movimentando Niterói, no Rio de Janeiro, desde segunda-feira (1), reunindo gestores de toda a América do Sul para discutir políticas públicas, governança e estratégias para cidades mais resilientes. Olinda participa do encontro com a representação do vice-prefeito Chiquinho e do assessor especial de Gabinete, Rafael Arruda.
Ao longo da programação, que se estende até esta sexta-feira (5), os participantes debatem o tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”. O encontro promove trocas técnicas e políticas entre municípios, fortalecendo redes de cooperação e ampliando o diálogo sobre boas práticas urbanas.
Olinda marca presença na 30ª Cúpula das Mercocidades
O vice-prefeito destacou que o evento tem sido uma oportunidade de aprendizado e construção coletiva com representantes de diferentes cidades da região. Ele participou de painéis comandados pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, voltados para governança e futuro dos municípios, discutindo experiências, modelos de gestão e mecanismos de fortalecimento das políticas públicas.
“Ainda tenho mais dias de aprendizado por aqui e tenho a plena convicção de que voltarei para Olinda com novas ideias, novas conexões e ainda mais vontade de seguir, junto com a prefeita Mirella Almeida, trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o gestor nessa quarta-feira (3).
Em sua rede social, ao falar sobre a experiência de participar de um evento como este, Chiquinho também destacou avanços já conquistados no primeiro ano de gestão em áreas como segurança pública e preparo da cidade para receber turistas. Segundo ele, Olinda colocou em ação 159 agentes da Guarda Municipal, nomeou 54 novos profissionais e ampliou o videomonitoramento no Sítio Histórico. Ele acrescentou ainda que a Guarda passou a utilizar novos armamentos e capacitou 72 agentes, o que contribuiu para a redução de 30% nos crimes contra o patrimônio.
A participação de Olinda na Cúpula reforça o compromisso do município com a inovação em políticas públicas e com a articulação regional, ampliando o intercâmbio de soluções para desafios comuns às cidades latino-americanas.