Evento integra ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reúne educadores da rede municipal

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (16) o 2º Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas do Programa Criança Alfabetizada (PCA) – Anos Iniciais, no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo Olinda, em Casa Caiada. 

A ação, alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reuniu professores dos 1º, 2º e 3º anos, coordenadores pedagógicos, técnicos da Secretaria de Educação e gestores da pasta, ocorreu nos dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, e contou com cerca de 300 participantes, sendo aproximadamente 150 pela manhã e 150 à tarde.

Desde a sua criação, em junho de 2023, quando foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) tem como objetivo assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa também é prioridade em Olinda.

O programa busca ainda recuperar a aprendizagem de estudantes do 3º, 4º e 5º anos, impactados pela pandemia da Covid-19. Com esse propósito e visando promover o compartilhamento de práticas pedagógicas inspiradoras desenvolvidas no âmbito do Programa Criança Alfabetizada (PCA), a Secretaria Municipal de Educação promoveu esse 2º Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas do PCA voltado para os anos iniciais.

Coordenador do Departamento de Educação Básica de Olinda e articulador municipal do CNCA, Flávio Tavares explicou que a iniciativa fortalece a reflexão coletiva, contribui para a qualificação das ações docentes e impulsiona o avanço da aprendizagem nos Anos Iniciais do ensino fundamental.

Durante o seminário, inúmeros trabalhos foram apresentados, entre eles o do coordenador da Escola Municipal Rotary de Olinda, Williams César de Freitas, com o projeto “Caminhos da Devoção – Descobrindo as igrejas que moldam a alma de Olinda”, que surge da necessidade de aproximar os estudantes do patrimônio histórico-cultural e religioso presente no município.

O projeto propõe práticas pedagógicas investigativas e contextualizadas, favorecendo a compreensão da importância desses espaços na formação da identidade local.

Por: Silvano Dionizio, assessor da Secretaria de Educação.

Notícia rápida

Categorias