Notícias

Academia da Saúde de Rio Doce é inaugurada

O local tem uma área de 2.354 metros quadrados e possui sala de acolhimento, área de multiuso com parque infantil, mesas para jogos e equipamentos para prática de exercícios

Publicado por: adminolinda, em: 19/12/14 às 18:36

Academia da Saúde de Rio DoceFoi inaugurada na manhã da última quarta-feira (17) mais uma Academia da Saúde em Olinda, dessa vez na II Etapa de Rio Doce, entre a Rua das Margaridas e a Rua das Tulipas. A solenidade contou com a presença do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, da secretária de Saúde do município, Tereza Miranda, do secretário de Esportes e Lazer, Thales Vital, o vice-prefeito, Enildo Arantes,, os vereadores Biai (PCdoB), Fernando MJ (PCdoB), Mônica Ribeiro (PDT) e Jonas Ribeiro, além de outras autoridades e a população.

A Academia da Saúde em Rio Doce, localizada na Rua das Margaridas é a partir de hoje um espaço totalmente voltado para o lazer. A área de 2.354 metros quadrados é composta por sala de acolhimento, área de multiuso disponibilizando parque infantil contendo escorregos e balanços e quadra de areia. O local, também tem uma área com mesas para jogos (dominó, xadrez, dama), além de equipamentos com pranchas para prática de exercícios abdominais e barras para flexões. A obra foi construída com investimento oriundo do Governo Federal.

O clima era de felicidade por parte da população local, como Paulo da Hora, morador antigo do bairro. “Nós ganhamos um grande espaço. Confiamos no prefeito e ele soube nos brindar com o cumprimento da palavra. Nós achamos que esse espaço hoje, será para a eternidade e nossas crianças poderão crescer tranquilas. Com essa obra, nossas casas se valorizaram e acreditamos que podemos manter a Academia da Saúde em bom estado, porque vamos marcar em cima, como um lateral marca um atacante, sem dar espaço para novas jogadas. É assim que fiscalizaremos e cuidaremos da nossa praça. Obrigado Olinda por essa obra maravilhosa”, comemorou.

Robson foi outro morador que se mostrou satisfeito com o resultado. “Estamos felizes por essa luta tão grande da população que se tornou realidade hoje. Achávamos que iria passar um ano e a nossa academia não iria ficar pronta. Mas graças a Deus a praça foi concluída. Temos que agradecer também aos construtores, com quem criamos laços de amizades. Eles sempre perguntavam se estávamos gostando da obra como estava ficando e se era isso mesmo que nós queríamos. É muito importante esse relacionamento não só da Prefeitura com a população, mas também dos construtores. Nós temos que cuidar da praça, porque a Prefeitura faz e quem tem que manter somos nós”, disse.

Para que o morador do bairro possa usufruir da Academia da Saúde, não é preciso inscrições prévias. Nesse mês de inauguração, dezembro, as atividades ocorrerão sempre nas terças, quintas e sextas, das 6h às 8h. A partir de janeiro, elas ocorrerão todos os dias da semana, sempre de manhã cedo e no fim da tarde.

“A origem dessa academia foi de um recurso que conseguimos aprovar em Brasília, para fazer algumas Academias da Saúde na cidade e eu achava que uma delas deveria ser em Rio Doce. Achamos três áreas públicas – isso para que a Prefeitura não tivesse que gastar com desapropriações -, e nos encantamos com essa aqui. Creio que hoje ninguém tem dúvidas, de que essa foi a decisão mais acertada para a área. Foi sem dúvidas um ganho muito grande para a comunidade”, disse na ocasião o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros.

15861940518_0eba5a2815_k

As atividades ocorrerão sempre nas terças, quintas e sextas, das 6h às 8h. A partir de janeiro, elas ocorrerão todos os dias da semana. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Assim como o prefeito, a secretária de Saúde Tereza Miranda, também falou sobre a obra. “É uma alegria estar entregando mais uma obra para a população de Olinda, mais especificamente de Rio Doce. Um dos objetivos da Academia da Saúde é o de combater doenças como a hipertensão e o diabetes, que atingem em muito, grupos de pessoas sedentárias. Muitas vezes há a dificuldade em se manter o equipamento, por isso teremos aqui vigilantes e pessoal de serviços gerais. Mas essa é uma obra do povo e ele precisa cuidar dela”, lembrou.

Desde 2011, em parceria com os municípios brasileiros o Ministério da Saúde vem promovendo a implantação e implementação de pólos de Academia da Saúde. A área é composta por equipamentos e profissionais qualificados, que contribuem para a promoção da saúde e uma vida mais saudável.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: