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Cerca de 35 estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Integral Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro de Amaro Branco, participaram de uma aula de campo que os levou a conhecer de perto os monumentos e espaços tombados como Patrimônio Cultural de Olinda.
O passeio guiado foi promovido em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), entidade que reúne cidades brasileiras com sítios culturais reconhecidos pela UNESCO e atua para valorizar, promover e preservar esses patrimônios.
A atividade teve início ainda na própria escola, com uma palestra que apresentou aos alunos os principais pontos históricos e culturais que visitariam, além das novas placas de sinalização instaladas pela OCBPM em igrejas, casarões, museus e praças.

Em seguida, os estudantes seguiram para o Sítio Histórico, passando por locais como a Biblioteca Pública de Olinda, Praça do Carmo, Praça da Pitombeira, Igreja da Sé, Casa dos Bonecos Gigantes, Mercado da Ribeira e finalizando no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda.
Durante o trajeto, os alunos puderam observar a sinalização que foi implantada neste ano de 2025, composta por placas verticais e também placas no piso, todas seguindo um padrão estabelecido em conjunto com o IPHAN e a UNESCO.
A ideia dessas placas é facilitar o reconhecimento dos patrimônios, mostrando aos moradores e visitantes os valores históricos e culturais presentes em cada ponto.
“A gente aproveitou muito. Foi muito legal visitar esses lugares e saber que existe sinalização para outras pessoas também visitarem”, contou Juan Charlles, aluno do 9º ano, destacando a impacto da experiência.

Projeto valoriza patrimônio histórico e educa estudantes sobre sua importância cultural
A iniciativa que possibilitou o passeio faz parte de um projeto nacional da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), que recebeu patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Vale, e apoio de outros órgãos públicos e empresas privadas.
O projeto teve como foco implantar sinalizações padronizadas em cidades brasileiras que possuem sítios reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial, reforçando sua identidade cultural e facilitando a experiência de quem visita esses locais.
Olinda foi uma das cidades selecionadas, ao lado de Salvador, Ouro Preto, Belo Horizonte e Brasília. O processo para a implantação do projeto incluiu visitas técnicas da OCBPM ao Sítio Histórico de Olinda, diálogo com a Secretaria de Patrimônio do município, o IPHAN e a UNESCO para garantir a conformidade das placas com padrões internacionais de sinalização patrimonial, explicou Maria Luiza, produtora da OCBPM.
A sinalização, inaugurada em maio de 2025, foi concebida para informar e orientar moradores e turistas, evidenciando o valor cultural dos patrimônios tombados. Além disso, o projeto tem um foco pedagógico importante, pois integra escolas da rede municipal de Olinda no processo de educação patrimonial.

A gestora administrativa da Escola Sagrado Coração, Karyna Santana, destacou que o passeio é um complemento fundamental às aulas, trazendo para a prática o conteúdo trabalhado em sala, especialmente nas oficinas e disciplinas relacionadas ao patrimônio cultural.
“Foi um momento rico e importante. Ver in loco aquilo que se aprende na teoria fortalece o aprendizado e ajuda a garantir esse legado. O aluno pode, no futuro, multiplicar esse conhecimento e valorizar a representatividade de Olinda como cidade patrimônio”, afirmou Karyna.
O professor Augusto Ribeiro, coordenador do Programa de Educação Patrimonial e Cultural do município, que acompanhou o grupo como guia, ressaltou que a escola onde os alunos estudam é centenária e possui uma forte conexão com a história local, o que reforça a importância de experiências como essa para despertar o sentimento de pertencimento.
“O estudante passa a entender que precisa preservar aquilo que é dele, para que as futuras gerações também possam usufruir”, destacou Augusto.
Já a professora Diva Perla, responsável pela disciplina Olinda Patrimônio Cultural na escola, ressaltou que muitas vezes os alunos passam pelas ruas do centro histórico sem perceber o valor do que está ao seu redor, e que a vivência prática é essencial para mudar essa percepção.
“Eles circulam por esses espaços, mas muitas vezes não prestam atenção nas coisas que existem. Quando vêm com esse olhar guiado, descobrem novas informações e aprendem a identificar o que é, de fato, patrimônio cultural. Apesar da cidade ser antiga, sempre tem algo novo que eles acabam descobrindo”, contou Diva Perla.
Para os alunos, o passeio foi também uma experiência lúdica e divertida, que ajudou a fortalecer a ligação deles com a história local.
“Achei uma verdadeira aventura! A gente geralmente fica mais no colégio, e quando sai assim, é sempre uma diversão. Foi muito legal poder andar pela cidade, conhecer paisagens e aprender coisas novas”, relatou Hadassa Camilla, do 9º ano.
