Notícias

Arte urbana e patrimônio cultural é tema de debates em Olinda

O seminário "Arte Urbana e Patrimônio: Convivências e Desafios" ocorre nesta segunda (18), das 14h às 21h no Palácio dos Governadores. O evento faz parte da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Publicado por: Secom, em: 15/08/14 às 15:08

 VII Semana do Patrimônio Cultural de PernambucoAcontece na próxima segunda-feira (18), no Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura de Olinda, o Seminário Arte Urbana e Patrimônio: Convivências e Desafios. O evento, que será realizado no horário das 14h às 21h, faz parte da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela FUNDARPE, no período de 18 a 22 de agosto.

Segundo a secretária-executiva de Cultura de Olinda, Clarisse Andrade, o seminário servirá para ampliar o debate sobre o que é ou não permitido à arte urbana, dentro do Sítio Histórico da cidade. “O seminário surgiu de uma demanda de artistas de arte urbana de Olinda, em fomentar um debate sobre o grafite dentro do contexto de cidades históricas, que tipo de material usar, se há regulamentação e se ele descaracteriza o casario. Hoje Pernambuco exporta artistas de arte urbana para o mundo e promover essa discussão entre os artistas e os moradores é muito importante”, disse.

Na ocasião serão realizadas palestras relativas ao tema. A iniciativa, que é uma realização da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é aberta ao público interessado.

A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é um evento que acontece desde 2008 e seu objetivo é comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto. Durante a semana, em diferentes locais do estado, serão realizadas palestras, debates, oficinas, ações educativas exposições, entre outras atividades. A sétima edição do evento fará uma homenagem ao poeta, escritor e dramaturgo Ariano Suassuna e abordará como tema “Patrimônio Cultural: Limites, Caminhos e Inovações”.

Seminário Arte Urbana e Patrimônio: convivências e desafios

Tema: Arte Urbana e Patrimônio: convivências e desafios
Local: Auditório do Palácio dos Governadores. Rua de São Bento, n° 123, no Varadouro.
Horário: das 14h às 21h

PROGRAMAÇÃO

Mesa 1 (14h às 15h20)
Tema: Conceitos e reflexões da academia e da crítica de arte
Expositores: Raul Córdula; Cristiana Téjo; Oriana Duarte; Sônia Marques.

Mesa 2 (15h30 às 16h50)
Tema: Os artistas, pensamentos e estratégias de quem intervém na cidade
Expositores: Bozó Bacamarte; Carbonel; Caju; Luciano Pinheiro.

Mesa 3 (17h30 às 18h50)
Tema: Olinda, cidade das artes? A visão de quem vive, produz e visita a cidade
Expositores: SODECA; Casa do Cachorro Preto; Lago Escola de Arte.

Mesa 4 (19h às 20h20)
Tema: A gestão da Cidade Patrimônio e os desafios da arte urbana
Expositores: IPHAN – Philipe Razeira; PMO – Patrícia Pedroza; Fundarpe – Luciana Padilha (Coordenadora de Artes Visuais).

%d blogueiros gostam disto: