Ouvir a matéria clicar no player
A terça-feira (3) foi marcada por mais uma edição do Programa Saúde nos Terreiros, que aconteceu, das 9h às 12h, no espaço Axé Ouro Azul, do sacerdote Babá Ofá Nilé, localizado no bairro da Cidade Tabajara. A ação levou aos moradores atendimento médico, citologia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, avaliação nutricional, além de vacinação contra influenza.
A iniciativa da Secretaria de Saúde de Olinda acontece semanalmente, sempre às terças-feiras. Nesta edição contou com o reforço da unidade da Clínica Móvel e do atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (Ceam), ligado à Secretaria Especial da Mulher de Olinda; do CadÚnico, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Na área social, por meio do Balcão de Direitos – parceria com o Governo de Pernambuco, foi possível a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito e do RG.
Este é mais um trabalho que tem como objetivo aproximar os serviços de saúde das comunidades de matriz africana e quilombolas de Olinda, respeitando suas tradições e garantindo acesso a direitos básicos de forma acolhedora
“Além desse programa, a Prefeitura de Olinda desenvolve, ainda, a Política Municipal de Saúde da População Negra, reforçando o compromisso igualitário da gestão, quebrando as desigualdades raciais na prestação de serviços de saúde”, declarou a coordenadora de Atenção à Saúde integral da População Negra, Carmem Cavalcanti.