Notícias

Banda Sinfônica do Cemo lança seu primeiro CD

Evento nesta quinta-feira (30) apresentou o disco, que tem oito faixas

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/08/18 às 22:39

Nem mesmo a chuva foi capaz de silenciar as melodias da Banda Sinfônica do Cemo nesta quinta-feira (30). Com o pátio do Centro de Educação Musical de Olinda, Salgadinho, lotado, o público conheceu as oito faixas do primeiro CD da orquestra, intitulado Mestres Pernambucanos. O evento marcou os 22 anos de formação do grupo – que tem um estilo pautado na música nordestina, com o intuito de manter e divulgar a cultura e tradições do Estado.

Composta por 40 músicos, a banda do Cemo recebeu reforços de peso. A festa contou com participações dos maestros Spok, Forró, Marcos FM e Cláudio Moura, todos com participações no CD, dirigido e assinado pelo atual maestro e professor Nilson Lopes.

“É um sonho realizado, a gente está registrando esse ótimo momento da Banda do Cemo para a posteridade. É uma equipe muito boa, formada por ótimos alunos, com as participações especialíssimas. A proposta é tornar acessível um repertório de compositores instrumentais pernambucanos. Estamos muito felizes”, disse Nilson, idealizador do projeto e maestro do grupo há oito anos.

O prefeito Professor Lupércio esteve presente ao evento e fez questão de parabenizar o maestro Nilson e todos os músicos. Quem também elogiou a equipe do Cemo foram os convidados especiais.

“Estou muito feliz pelo convite, primeira vez que piso no Cemo e logo em um momento de realização de um sonho. Espero que essa seja a primeira obra de muitas. Desejo sucesso”, comentou o Maestro Forró, que teve seu discurso reforçado pelo Maestro Spok: “Importante a presença de tantas crianças neste lançamento. Fico feliz em reencontrar grandes amigos que a música me deu. Parabéns ao Cemo pelo ótimo trabalho”, acrescentou.

O repertório do disco é regional, nordestino, com baião, frevo, maracatu e aboio. Somente uma música não é nordestina, com uma pegada de maxixe com samba, a Samambaia, de Cláudio Moura.

“O Cemo é uma instituição de 36 anos, tem a banda desde 1996. Hoje chegamos a esse nível de ter um CD é uma vitória em face de todo trabalho, toda jornada e trajetória da banda. Nilson é um ótimo regente e o CD é uma grande coroação, não só da equipe atual, mas de todos que já passaram pela banda do Cemo”, falou o diretor do Cemo, Ismael Barbosa.

HISTÓRIA – A Banda Sinfônica foi fundada em 30 de agosto de 1996, tendo como então diretor do CEMO, o Maestro Mário Câncio, e como primeiro regente, o professor Valderedo Medeiros de Andrade. Posteriormente, foi regida pelo professor Adelmo Apolônio. A Banda Sinfônica do CEMO tem como objetivo realizar concertos para o público em geral; promover inclusão social através da música, com apresentações em diversas comunidades populares, despertando em crianças e adolescentes a vontade de estudar música na perspectiva da profissionalização. O grupo também promove concertos-aula na rede escolar de Olinda e Região Metropolitana, possibilitando o acesso à música de qualidade; além de participar de ações com funções sociais, tais como solenidades cívicas, festas religiosas, eventos esportivos e outros. O repertório da Banda é bastante eclético, abrangendo diversos estilos musicais que transitam entre o popular e o erudito, incluindo também jazz e temas de filmes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: