Notícias

Bicas Centenárias de Olinda passam por conservação

Trabalho é realizado pelos reeducandos da Secretaria de Patrimônio

Publicado por: Alice Mafra, em: 10/09/21 às 11:58

Este slideshow necessita de JavaScript.

As bicas de Olinda fazem parte da memória afetiva. Elas contam grande parte da história da cidade. Com os nomes de Bica de São Pedro, do Rosário e dos Quatro Cantos são peças centenárias e tombadas. Os seus registros são do início do século XVI. Para continuar mantendo esses espaços conservados, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, realiza intervenções semanais de manutenção nos equipamentos. O trabalho é realizado pelos reeducandos do município.

Em 2018, após 15 anos sem serviços de requalificação, o patrimônio foi restaurado e entregue novamente à população. Na ação foram revitalizadas as áreas frontais e pisos, além da instalação de uma nova iluminação e a colocação de filtros para tratamento da água. Desde então, elas se mantêm da mesma forma.

A Prefeitura também conta com apoio da população local e dos visitantes. É preciso conscientização das pessoas para não pichar, jogar lixo e manter sempre o ambiente organizado como foi entregue.

O trabalho dos apenados é indispensável na cidade. Eles atuam em diversas áreas melhorando o bem-estar dos olindenses e do município, além de colaborar com a ressocialização. Eles recebem treinamento técnico, o que potencializa a inserção futura no mercado de trabalho.

%d blogueiros gostam disto: