Ouvir a matéria clicar no player
A Casa das Rainhas Carnaval de Pernambuco chega à sua VI edição, consolidando-se como um espaço de celebração da diversidade, da autoestima e do empoderamento feminino, com protagonismo para mulheres fora dos padrões tradicionais de beleza. O evento ocorre neste sábado (7), na Rua Prudente de Moraes, nº 346, bairro do Carmo, em Olinda, em frente à Casa Mulheres do Mundo no dia O7 de Fevereiro.
De caráter multicultural, democrático e popular, o evento integra o calendário cultural do pré-carnaval de Olinda e reafirma o Carnaval como um território de inclusão, representatividade e resistência feminina.
Idealizada pelo coletivo As Mil Faces de Uma Plus, projeto criado pela professora e ativista Sâmia Véras, a Casa das Rainhas atua na promoção da inclusão social, no combate à gordofobia e na valorização da mulher em sua pluralidade de corpos, histórias e identidades.
Nesta edição, o evento acontece em parceria com a Casa Mulheres do Mundo e com a Secretaria Especial da Mulher, fortalecendo ações voltadas à equidade de gênero, aos direitos das mulheres e à valorização de iniciativas culturais com impacto social.
Aberta ao público e aos foliões, a iniciativa reforça o espírito acessível do Carnaval de Pernambuco, reunindo comunidade, artistas, brincantes e visitantes em um ambiente de celebração coletiva, respeito às diferenças e fortalecimento das redes de apoio às mulheres.
Programação cultural
Durante a programação, o público acompanha momentos marcantes como a Coroação das Rainhas da Beleza Plus do Carnaval de Pernambuco, com a entrega de faixas e coroas a mulheres representantes de diversas cidades e categorias.
A cerimônia simboliza reconhecimento, fortalecimento da autoestima e valorização do protagonismo feminino. O evento também conta com apresentações culturais tradicionais, incluindo Orquestra de Frevo, Grupo Percussivo Kallynas e Grupo Percussivo Deusas de Ébano, reafirmando a força das mulheres nas manifestações culturais que fazem do Carnaval pernambucano uma referência nacional e internacional.
