Ouvir a matéria clicar no player
Com o alinhamento de novas políticas e a construção de um carta de intenções, foi finalizada, nesta sexta-feira (14), a oitava edição do Programa Embaixadores(as) da Juventude: “Paz nos Estádios”, sediado no Sítio Histórico de Olinda. Durante toda a semana, o encontro reuniu 25 jovens, de diversas regiões do Estado, para discutir o papel do esporte, especialmente o futebol, na prevenção à violência e no fortalecimento de vínculos sociais.
O encerramento trouxe novamente à tona a reflexão sobre como o esporte pode contribuir para reduzir conflitos e promover a convivência pacífica dentro e fora dos campos. Ao lado do vice-prefeito, Chiquinho Carvalho, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também marcou presença no fórum de cunho social.
“Hoje celebramos o compromisso dos nossos jovens com a cultura de bem-estar para todos. A mensagem de ‘Paz nos Estádios’ vai muito além do futebol: é sobre respeito, convivência e transformação. Olinda tem orgulho de sediar uma iniciativa que forma líderes, inspira atitudes e fortalece, ao lado de todo apoio que temos do nosso Governo do Estado, esta nossa rede de proteção para a juventude”, disse Chiquinho.
Com representações do Santa Cruz, Náutico e Sport, a juventude proferiu propostas, por meio do documento batizado de Carta das Torcidas dos Princípios pela Paz. Para Ivson Filho, um dos jovens embaixadores participantes, o movimento foi de suma importância. “Ter esta parceria da sociedade com o Poder Público é abrir portas. Temos a chance de criar, propor e acompanhar o trabalho. É um jogo onde todos saem ganhando”, opinou.
A vice-governadora, Priscila Krause, reforçou a importância da escuta ativa, formulando ações que atendem a diversas camadas da sociedade. “Reafirmamos o compromisso de Pernambuco com a construção de ambientes mais seguros e mais humanos. Quando os jovens assumem a mensagem de ‘Paz nos Estádios’, eles mostram que a transformação começa pelo diálogo e pelo exemplo. Parabenizo cada participante pelo protagonismo e Olinda por sediar uma iniciativa que inspira todo o nosso Estado a seguir pelo caminho do respeito e da convivência pacífica.”, ressaltou a gestora.
A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, pontuou que os jovens são protagonistas nesse processo de transformação. “Associar o esporte à prevenção da violência mostra que a juventude deve ser vista como parte da solução”, disse.
A visão foi reforçada pelo oficial de projetos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Rafael Sales, que lembrou que esta edição destaca o papel do esporte como ferramenta de convivência pacífica e está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16, que trata da promoção de sociedades justas e inclusivas.
Texto e Imagens: Marcílio Albuquerque | Prefeitura de Olinda





