Ouvir a matéria clicar no player
Após dias de muita festa, a Prefeitura de Olinda comandou, nesta quarta-feira (5), o encerramento da programação oficial do Carnaval 2025. Já em atmosfera de saudade, uma multidão marcou presença no palco Pernambuco Meu País, localizado na Praça do Carmo, no coração da cidade. A despedida da folia, que este ano asseverou ainda mais o propósito de concentrar a todos na mesma alegria, tornou a promover uma mistura cultural de ritmos da terra, passando pelo frevo, rock, pop e manguebeat. A maior festa de rua do planeta, com estimativa de circulação em quatro milhões de pessoas, foi marcada pelo clima de união, promovendo o divertimento e impulsionando a economia e geração de renda.
A efervescência teve início com o brilhantismo da orquestra do Maestro Duda, assinalando um resgate das principais canções da folia de Momo, colocando todo mundo para pular, sem querer deixar o Carnaval ir embora. “Essa festa mora no meu coração. É a melhor época do ano”, disse a dona de casa, Simone Mendes, 48, que veio do bairro de Águas Compridas para mergulhar na brincadeira. A quarta de cinzas, chamada de ingrata, também despertou o gostinho de “quero mais” no advogado carioca, Eduardo Souto, 29, que teve a oportunidade de conhecer o estado pela primeira vez. “Deveria durar o mês inteiro pra gente não parar de dançar e ser feliz”, brincou, ao lado de um grupo de amigos.
Para a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, o apanhado geral do Carnaval 2025 foi bastante positivo. “Tivemos uma festa repleta de novidades, onde os olindenses e todos aqueles que nos visitam puderam se divertir, reunindo crianças, idosos e famílias inteiras. Situações atípicas e pontuais já estão sendo tratadas pelas esferas competentes das forças de segurança, contando com todo o nosso apoio. Para além disso, chegamos ao fim com a sensação de dever cumprido e muita gratidão a todos aqueles que tornaram possível dias tão bonitos”, destacou, ao lado do secretário de Patrimônio e Cultura, Luiz Adolpho, que lembrou que os números da movimentação econômica superaram anos anteriores. O vice-prefeito, Chiquinho Carvalho, também circulou pelo local e conversou com os profissionais do backstage. Nesta quinta-feira (6), às 10h, a Prefeitura de Olinda promove uma coletiva de imprensa para divulgar o balanço geral do Carnaval.
O som pesado e visceral da banda olindense Carranza, com mais de 25 anos de carreira, também aportou no Carmo, assinalando a riqueza das tradições afro. A noite também brilhou ao som de Cannibal e seus companheiros da banda Devotos, trazendo toda a ancestralidade e letras conhecidas pelo grande público. “Essa batida é que encanta a gente”, opinou a estudante de nutrição, Paloma Cavalcante, 19, que veio do bairro de Rio Doce para conferir o fim do Reinado de Momo. As sensações seguiram na mesma pegada com as apresentações do Mundo Livre S/A e a Nação Zumbi, que já na proximidade da madrugada coroaram a festa.
Entre o público extasiado e ainda cheio de energia, ninguém parecia querer ir para casa. “Vai marcar a história da gente”, contou a estudante Nathália Melo, 22, que veio acompanhada dos pais. “É um momento também pra gente curtir assim, todos juntos, em família”, contou, lembrando que circulou todos os dias sentindo o sol escaldante e boas vibrações das ladeiras de Olinda. “Valeu a pena e já conto os dias para o próximo ano”, arrematou.
Clique aqui e confira a galeria de imagens que marcaram a noite de encerramento do Carnaval 2025
Por: Marcílio Albuquerque