Notícias

Crianças com microcefalia recebem cadeiras de rodas adaptadas em Olinda

Doação dos equipamentos é fruto de parceria entre Prefeitura e iniciativa privada

Publicado por: Redação da Secom, em: 23/08/19 às 18:10

Foto: Sandy James/ Prefeitura de Olinda

Amor. Dedicação. Carinho. Força. Luta. Vitória. Essas palavras resumem bem o sentimento de mães de crianças com microcefalia de Olinda na tarde desta sexta-feira (23), quando dez delas receberam cadeiras de rodas adaptadas com as medidas exclusivas de seus filhos. A cerimônia de entrega, realizada no Andrea Guerra Recepções, em Jardim Atlântico, também contou com um ensaio fotográfico realizado gratuitamente pela equipe da Vila Nova Fotografia com as crianças e suas respectivas mães.

Ao todo, são 29 menores com microcefalia no município, sendo que 19 já possuíam suas cadeiras adaptadas. As dez restantes foram agraciadas neste evento, com as cadeiras produzidas pela Fundação Gentil Afonso Durães.

“A Coordenação de Saúde da Criança do município articulou essas doações com o Ministério da Saúde. Inicialmente seriam apenas seis, mas com nosso esforço e compreensão dos parceiros, conseguimos mais quatro. Hoje todas as crianças com microcefalia de Olinda têm cadeiras de rodas. Não estamos entregando apenas cadeiras de rodas, estamos entregando melhor qualidade de vida tanto para as crianças quanto para as mães, que tanto sofrem na locomoção dos seus filhos com cadeiras inadequadas”, disse a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da cidade, Raquel Braga.

“Parabéns às mães por toda essa força, dedicação e, claro, amor. O empenho e luta delas são inspirações. Nenhuma mãe espera passar por isso, mesmo assim não desistiram, e batalham para o melhor de seus filhos. Hoje podemos celebrar a vida! Espero que as cadeiras possam facilitar a vida de todas”, acrescentou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Danyella Travassos.

Os sorrisos nos rostos das crianças no momento da entrega das cadeiras foram de emocionar os presentes, os pequenos pareciam sentir no coração que aquilo ali significava uma conquista, uma vitória. Infelizmente eles não podem falar, mas as gargalhadas e o brilho no olhar valem mais do que mil palavras. Suas representantes, as mamães, traduziram esses sentimentos.

“É um momento único, a realização de um sonho, só tenho a agradecer. Não há palavras para descrever o que sinto com esse presente”, comentou Ávila Paloma, mãe de Riquelme (3 anos). “É muita alegria. Nós tínhamos uma cadeira velha, que nem cabia meu filho direito. Essa nova cadeira vem com carinho e amor. Agradecemos a todos, é difícil achar alguém que queira ajudar o próximo dessa forma”, explicou Jaqueline Vieira, mãe de Daniel (3). “Minha filha nunca teve cadeira, e agora tem uma personalizada. Que maravilha!”, exclamou Rosana Xavier, mãe de Maria Clara (4).

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: