O serviço começou pelo bairro de Águas Compridas e vai se estender por outras encostas 

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda realizou, nesta quinta-feira (18), um trabalho de vistoria da manutenção das obras estruturadoras em áreas de morros da cidade. Na Travessa Seis de Janeiro e na Rua Rosa Amélia, em Águas Compridas, equipes identificaram irregularidades nas encostas, como plantação de vegetação que representa riscos para os moradores, além de pequenos danos causados à geomanta. Equipes, do trabalho social, orientaram os moradores sobre os riscos e, de engenharia, trataram de realizar os reparos na estrutura de sustentação das barreiras.

Esse trabalho vai se estender para outras áreas de morro, que receberam obras de implantação da geomanta, construção de muros de arrimo e de solo grampeados. A preservação da vegetação natural das encostas é grande aliada para evitar deslizamentos. É preciso atentar ao fato de que a presença das gramíneas, que são plantas rasteiras e apresentam sistemas radiculares que retém a erosão, são benéficas. A própria implantação de áreas gramadas é incentivada, desde que respeitados cuidados, como preparação do solo.

O coordenador da Defesa Civil de Olinda, Moisés Tenório, destacou a importância do trabalho de conscientização com os moradores de morros da cidade. “É preciso que todos estejam atentos para manutenção da estrutura que foi construída para preservar vidas. Além disso é promover a supressão de alguns tipos de vegetação plantadas nas barreiras, como bananeiras, que causam deslizamento da barreira provocando o acidente”, alertou.   

 

Notícia rápida

Categorias