Notícias

Dia do São Salvador do Mundo, padroeiro de Olinda, é comemorado na cidade

O dia 06 de agosto celebra a aparição luminosa de Jesus Cristo para os apóstolos Pedro, Tiago e João

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 05/08/14 às 15:36
Imagem do Senhor Salvador do Mundo na Igreja da Sé. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Imagem do Senhor Salvador do Mundo na Igreja da Sé. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Amanhã, dia 06 de agosto é o dia do padroeiro de Olinda, São Salvador do Mundo – um dos nomes atribuídos a Jesus Cristo -, e feriado no município. A data celebra a Transfiguração do Senhor, que segundo o Novo Testamento, seria a aparição luminosa de Jesus para os apóstolos Pedro, Tiago e João.

O episódio, narrado no Novo Testamento, ocorre no alto de uma montanha e é um dos milagres de Jesus nos evangelhos. Ele aparece em Mateus, Marcos, Lucas e em uma epístola de Pedro. O santo é evocado pela Igreja da Sé, também conhecida como Igreja de São Salvador do Mundo.

As comemorações começam em Olinda às 8h. Haverá a Alvorada Festiva e Laudes solenes dirigidas pelas congregações religiosas, irmandades, Ordens Terceiras e seminaristas. A tradicional procissão com a imagem de São Salvador do Mundo sairá às 16h, da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção a Sé de Olinda. Ao chegarem à catedral, os fiéis participarão da Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A imagem de São Salvador do Mundo na Igreja da Sé de Olinda traz Jesus segurando um globo terrestre tendo uma cruz fincada, que representa o mundo cristão. Essa simbologia religiosa é adotada por Olinda como símbolo da cidade, estando presente nas bicas, marcos e lugares públicos.

A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736 tendo como titular, São Salvador do Mundo. De acordo com a historiadora, Marieta Borges, as celebrações foram retomadas em 1978 através do insistente pedido do também historiador e jornalista Gaston Manguinho, chamado “Patriarca de Olinda”. As paróquias de Olinda passaram a ser convidadas a participar da programação do evento. Há 35 anos, a tradição religiosa voltou a ser celebrada.

Revitalização do Alto da Sé – Recentemente o Alto da Sé passou por obras estruturadoras, com o intuito de preservar o patrimônio artístico, cultural, histórico e arquitetônico do ponto turístico mais visitado de Pernambuco. Foi reestruturado o espaço do Largo da Sé, que se estende desde a Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia, com reforma, recuperação e revitalização do local, contemplando as praças e toda a infraestrutura do entorno, bem como a readequação paisagística. Houve ainda o embutimento da fiação elétrica. No local, também foi construído o mercado de artesanato Sylvia Pontual. A ação incluiu também a obra de requalificação do prédio da Caixa D’Água, onde foi instalado um elevador panorâmico, tendo sido transformado num mirante, com vista de 360 graus para Olinda e Recife.

Programação

06 de agosto – quarta-feira

8h – Alvorada Festiva e Laudes solenes – Sé de Olinda.
Responsáveis: Congregações religiosas, Irmandades, Ordens Terceiras e Seminaristas de Olinda;
16h – Procissão saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda;
17h – Missa Solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Com informações do site da Arquidiocese de Olinda e Recife

%d blogueiros gostam disto: