Notícias

Eleitos novos conselheiros da rede municipal de ensino de Olinda

O mandato será de dois anos e cada conselho é formado por 14 participantes, entre titulares e suplentes

Publicado por: Secom, em: 29/04/19 às 15:04

Texto e fotos: Pattricia Viviane

O Departamento de Gestão Escolar da Secretaria de Educação de Olinda concluiu o processo de eleição dos Conselhos Escolares Municipais em 16 escolas da rede local. A participação da comunidade foi nítida, com uma grande expressividade de votos: 2.037 pessoas entre estudantes, pais de estudantes, funcionários e professores fizeram questão de depositar nas urnas os nomes indicados à frente da gestão democrática.

Os alunos eleitos desejam contribuir para a construção do processo pedagógico das escolas. Entre eles, estão os estudantes da Escola Municipal Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins, Luna Soares da Silva, de 13 anos e Anderson Francisco, de 14. Eles concorreram, respectivamente, às vagas de conselheiro e representante escolar, numa eleição acirrada com outros 18 estudantes e 214 votos computados.

As primeiras 16 escolas da rede de ensino fazem parte do primeiro grupo, que se enquadra no processo de unificação dos Conselhos Escolares  neste semestre inicial de 2019.  Com um total de três grupos, até o primeiro semestre de 2020. Serão 71 escolas envolvidas em todo processo de unificação, incluindo as unidades escolares recentemente inauguradas.

 

“O processo de renovação dos Conselhos Escolares cria mecanismo que incentiva a participação da comunidade na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas. Assim, ele contribui com a melhoria da qualidade social da educação. Depois da posse que acontecerá nos dias 9 e 10 de maio, todos os conselheiros escolares serão contemplados com oficinas sobre gestão democrática com foco no Conselho Escolar”, explicou a técnica pedagógica do Departamento de Gestão Escolar, Maria José Wanderlei.

Os eleitos terão um mandato de dois anos. Cada conselho é formado por 14 membros, entre titulares e suplentes. Participaram da eleição as unidades escolares Monsenhor Fabrício, Lions Dirceu Veloso, Prof Ana Paula, Guimar Barbosa, Pastor Conrado, 19 de Setembro, Ageu Magalhães, Nova Olinda, Izabel Burity, Santa Tereza, Allan Kardec, São Bento, Criança Feliz, Shekiná, Dr. José Mariano e a Rotary.

%d blogueiros gostam disto: