Com 78 escolas e 13 anexos, município abre o calendário de 2026 com ampliação de vagas, requalificação de unidades e foco em conexões que transformam a educação

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Olinda teve início nesta segunda-feira (2) com o retorno dos professores às unidades escolares, enquanto as aulas para os estudantes começaram oficialmente nesta terça-feira (3). A abertura do calendário marca um momento estratégico de organização, planejamento pedagógico e fortalecimento do vínculo entre educadores, gestores, alunos e famílias.

A rede municipal conta atualmente com 78 unidades escolares e 13 anexos, atendendo cerca de 25 mil estudantes. Como parte das ações de início do ano, a Prefeitura de Olinda iniciou a distribuição dos kits escolares para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, mais de 30 mil kits estão sendo entregues, garantindo material escolar para todos os estudantes da rede.

Os kits escolares começam a ser entregues nesta terça-feira (3); Créditos: Letícia Freitas.

De acordo com o secretário de Educação, Odin Neves, o acolhimento dos professores é uma etapa fundamental para assegurar a qualidade do ensino.

“Hoje é a abertura oficial do ano letivo para os alunos, mas a rede já vinha se preparando com gestores e professores por meio de formações. Tivemos a retomada oficial para a equipe docente, porque valorizar quem está na linha de frente da educação é essencial”, destacou.

Rede municipal tem cerca de 25 mil estudantes matriculados em 2026. Créditos: Letícia Freitas.

Neste ano, a rede municipal ampliou a oferta educacional com a criação de pouco mais de 5 mil novas vagas para estudantes. Paralelamente, algumas unidades escolares passam por requalificação em tempo real. “Estamos fazendo requalificação em algumas unidades, com muito empenho da equipe escolar, com o amor que têm pela educação”, afirmou o secretário.

Odin também ressaltou o chamamento de professores concursados que vem sendo realizando desde 2025, explicando que, todas as unidades estão com efetivo de professores completo.

Ano letivo 2026 em Olinda

O tema do ano letivo de 2026, “Conexões que transformam”, tem como eixo a justiça social e os desafios de tornar as escolas mais conectadas, com ampliação do uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. A proposta busca alinhar a prática pedagógica às transformações sociais e às necessidades dos estudantes.

Alunos aguardam início do primeiro de dia aula Escola Municipal CAIC Profª Norma Coelho – integral. Créditos: Letícia Freitas.

Para a gestão municipal, o início do ano letivo reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de uma rede pública mais estruturada, inclusiva e preparada para os desafios do presente.

Notícia rápida

Categorias