Notícias

Em Olinda, Dia Mundial do Turismo ressalta a importância da atividade para a população

Movimentação é refletida no comércio, cultura e serviços, com geração de renda e postos de trabalho

Publicado por: Secom, em: 27/09/19 às 11:17

O Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), ressalta uma das mais importantes atividades econômicas, gerando qualidade de vida e bem estar. Em Olinda, Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, o segmento registra alta movimentação, refletindo-se no comércio, cultura e serviços. O município recebe milhares de visitantes, anualmente, impulsionando também a geração de renda e a criação de postos de trabalho.

O cenário positivo torna-se ainda mais acentuado em festas de grande porte como o Carnaval, considerado o maior do país, além de encontros temáticos desenvolvidos pela gestão municipal, como o Festival da Tapioca e o da Cerveja Artesanal. A data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), no ano de 1980, logo após a criação do seu estatuto.

Na cidade de Olinda, a prática do turismo está viva também no segmento religioso, com as dezenas de igrejas centenárias, espalhadas pelo Sítio Histórico, além do polo de negócios, lazer e descanso. O Alto da Sé, parada obrigatória de quem chega à cidade, reúne do melhor do artesanato às famosas tapioqueiras, contando com apresentações musicais de grupos que legitimam a culturas e as raízes locais.

O Receptivo Turístico Oficial de Olinda é a primeira parada dos visitantes. Ele funciona no Casarão da Praça Maxambomba, no Carmo, atendendo de domingo a domingo, das 9h às 18h. No local, as pessoas contam com ambiente climatizado, banheiros, internet wifi e também são comercializados alimentos e bebidas. No espaço, além de receber orientações turísticas, o público pode embarcar no “Olinda Aventura”, um passeio feito pelo Sítio Histórico, em veículos estilizados.

Com o avanço do processo de globalização, o turismo é uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional aumentou, entre 2000 e 2010, pouco mais de 130 milhões de chegadas anuais para as mais diversas partes do planeta. A estimativa é que esse número cresça, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais.

%d blogueiros gostam disto: