Notícias

Equipes do Procon de Olinda fazem panfletagem com dicas para o consumidor

A ação foi realizada nesta quarta-feira (15.03) em frente à sede do órgão, em Peixinhos

Publicado por: Juliana Nascimento, em: 15/03/17 às 14:04

Quem nunca ficou tentado ao ouvir as expressões “tudo na liquidação” ou “aqui você encontra os melhores preços”? Mas não basta comprar só pela propaganda e se arrepender depois com algum tipo de dívida ou até mesmo com um produto ou contratação de algum serviço irregular. Foi pensando nisso que o Procon de Olinda realizou ação preventiva em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, nesta quarta-feira (15.03), em frente ao órgão, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos.

Foram distribuídos para as pessoas panfletos contendo dez dicas ao cidadão, entre elas orientação sobre o prazo de validade do produto e cobranças indevidas e constrangimentos praticados por empresas contra o cliente.

A dona de casa, Jeane Oliveira, de 54 anos que passava pelo local recebeu o material informativo de funcionários do Procon e achou importante conhecer mais sobre os direitos. “Acho bem legal essa iniciativa porque as pessoas com conhecimento tende a saber mais do seus direitos e brigar por eles”.

A diretora do Procon de Olinda, Nildete Bandeira, destaca o procedimento caso seja comprovado que o cidadão foi lesado por alguma mercadoria ou serviço. “Primeiro a gente entra em contato com a empresa responsável e envia uma carta eletrônica ou por meio dos correios e no prazo de dez a 20 dias nós agendamos uma audiência de conciliação entre fornecedor e consumidor. Caso não haja acordo nós encaminhamos para o Procon Estadual para multar ou notificar”.

Para fazer a denúncia, o cidadão deve levar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e algum recibo como nota fiscal, extrato ou contrato de serviço. Por dia, são realizadas de 12 a 14 audiências de conciliação.

O Procon de Olinda atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e nos sábados das 7h30 às 12h, no Expresso Cidadão, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, 1001, em Peixinhos. Outras informações pelos telefones: 3439-4780 ou 3439-4853.

%d blogueiros gostam disto: