Notícias

Esquema de tráfego e transporte vai garantir fluidez e a liberdade de escolha no Carnaval de Olinda

Foliões poderão contar com ônibus expressos da folia, pontos de táxi exclusivos e veículos do Uber

Publicado por: Secom, em: 07/02/18 às 13:40

Um esquema de tráfego e transporte vai garantir a mobilidade dos foliões e de toda a população durante o Carnaval de Olinda 2018. A Prefeitura da cidade se fará presente diariamente nas ruas, com agentes de trânsito, controle urbano e também guardas municipais, assegurando a fluidez e a tranquilidade para ninguém perder nenhum detalhe da festa. Este ano, a liberdade de escolha se fará ainda mais presente, com opções de locomoção por ônibus expressos da folia, pontos de táxi exclusivos, veículos do Uber e, ainda, a utilização do estacionamento legal.

Os motoristas do transporte por aplicativo, comprovando que estão em viagem, terão que obrigatoriamente se identificar nas zonas de acesso a Olinda. Ao todo, serão três estruturas: na altura do Memorial Arcoverde, no Girador do entorno da Avenida Presidente Kennedy e nas imediações do Hospital do Tricentenário. Os efetivos de 80 agentes de trânsito e mais 150 auxiliares operacionais estarão em atividade 24 horas por dia. A triagem, dia e noite, contará também com uma média de 25 agentes de controle da própria empresa Uber e o reforço de segurança com policiais militares.

Os condutores deverão apresentar o smartphone, com o status em corrida, indicando a viagem de busca ou já em andamento com passageiros. De acordo com a empresa de transporte, a tecnologia adotada vai utilizar uma fila virtual, rastreando a localização dos motoristas parceiros e indicando a ordem de acesso à cidade. O esquema se dará de acordo com as solicitações feitas pelos usuários. Também estarão em operação dois pontos de informação (lounges), nas zonas de alta concentração, sendo um deles no Varadouro, após o Mercado Eufrásio Barbosa, e o outro na altura do número 606 da Avenida Sigismundo Gonçalves, na praça em frente à empresa Liserve.

Os espaços vão oferecer tomadas para carregamento de celular, rede wifi para acesso a internet e, ainda, água mineral para refrescar o calor. A equipe de assistentes também vai monitorar os percursos, coibindo a fila dupla, a busca indevida de passageiros por fora do aplicativo, e possíveis pontos de retenção. A fluidez não poderá ser interrompida. O motorista que descumprir as normas estará sujeito à punição do próprio sistema e também às penalidades previstas na legislação de trânsito.

 SERVIÇO:

• Pontos de Táxi
Para garantir a locomoção da população, pontos de táxi especiais estarão disponíveis, possibilitando o embarque e desembarque ainda mais perto da folia.
– Praça do Carmo
– Ponto Joaquim Nabuco (Praça João Lapa)
– Supermercado Extra
– Ponto do Hospital TriCentenário

• Uber / Embarque e Desembarque
O acesso a Cidade Alta estará terminantemente proibido, garantindo a passagem do tradicional Carnaval de rua de Olinda, com suas troças e blocos. Os foliões que optarem por esta modalidade deverão realizar sua solicitação de corrida se dirigindo a Avenida Sigismundo Gonçalves, em toda a sua extensão. O corredor para embarque e desembarque vai da praça do Carmo até o girador da entrada da Avenida Presidente Kennedy. Os veículos do Uber não poderão ultrapassar o tempo máximo de cinco minutos nesse perímetro.

• Moradores
A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda realizou o cadastramento e vai garantir o livre acesso de veículos (moradores, comerciantes e outros) durante o Carnaval 2018. O cadastro e distribuição dos adesivos foi finalizado, disponibilizados quatro modelos, sendo eles: morador, abastecimento, serviços e especial. Os pontos de acesso seguem os mesmos parâmetros de anos anteriores.

• Estacionamento Legal
O Estacionamento Legal de Olinda vai funcionar na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco. O ponto para embarque e desembarque de passageiros estará montado na Avenida Presidente Kennedy, na altura do Corpo de Bombeiros.
– Tarifa (veículo): R$ 7,50
– Ônibus (ida e volta / por pessoa): R$ 8,00

• Expressos da Folia (ida e volta)
– Circular do Frevo
– Circular Olinda
– Shopping Recife / Olinda
– Shopping Rio Mar / Olinda
– Plaza Shopping / Olinda
– Shopping Tacaruna / Olinda

• Pontos de Bloqueio

– FIXOS
Serão montados 29 pontos de bloqueio fixos
Nesses casos, a vias serão fechadas com blocos de concreto.
A interrupção tem início na sexta-feira, 09/02, a partir das 12h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas, 14/02, também a partir do meio-dia.

– MÓVEIS
Serão montados 05 pontos de bloqueio móveis
Av. Olinda – Marinha
Av. Olinda – Varadouro
Av. Pres. Kennedy/PE-15
Estrada do Bonsucesso
Rua Farias Neves Sobrinho
A interrupção tem início na sexta-feira, 09/02, a partir das 14h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas, 14/02, também a partir das 14h.

 

Gestão municipal se reuniu, nesta quarta-feira (7), com representantes da empresa Uber e agentes da segurança pública. Encontro alinhou últimos detalhes para operação do serviço no Carnaval de Olinda

%d blogueiros gostam disto: