Notícias

Estudantes de Olinda conhecem vida e obra do Rei Luiz Gonzaga

As crianças aprenderam um pouco da história da musicalidade nordestina

Publicado por: Ariadny Correia, em: 03/12/19 às 14:47

Por Pattricia Viviane

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conhecer a musicalidade – baião, xote e forró – e ficar por dentro da trajetória do Rei Luiz Lua Gonzaga e de sua vida dentro e fora dos palcos. A didática cultural nordestina sobre o Rei do Baião foi apresentada aos estudantes do Ensino Fundamental, do 6 º ao 9º ano, da Rede de Ensino de Olinda. As primeiras a receberem as aulas foram as unidades Sagrado Coração de Jesus (Amaro Branco) e Duarte Coelho (Carmo), nesta terça (3). No dia seguinte (4) as garotadas da Claudino Leal (Tabajara), às 9h, e a 12 de Março (Tabajara), às 14h, completam a experiência.

Em sala de aula, os estudantes apreciaram os ritmos do mestre, com a execução de instrumentos como o zabumba e a sanfona, com a proposta de entender cada batida e gêneros musicais. As oficinas têm duração de uma hora e no decorrer da aula o estudante se apropria dos ritmos nordestinos e com objetivo de provocar o desenvolvimento musical, tocando sozinhos os instrumentos.

A realização do projeto foi desenvolvida pelos músicos e professores Clênio de Lima e Waltinho D’Souza. “Estamos visitando as escolas selecionadas pela Secretaria de Educação de Olinda com um grupo de cinco professores de música. Eles vão tocar para esses alunos e fazer com que experimentem instrumentos como zabumba, triângulo e sanfona. A gente quer fomentar nessas crianças e adolescentes um público novo para o forró, o xote e o baião, além de fazer com que eles conheçam um pouquinho da história de Gonzaga”, explicou Clênio.  Ao todo, 10 escolas municipais serão beneficiadas com este projeto.

Forró em Olinda – A Capital do Frevo ganha I Forró Fortim, em homenagem a Luiz Gonzaga, que acontecerá um dia após o aniversário do Rei, dia 14 de dezembro, na Praça do Fortim do Queijo, no Carmo, em Olinda. A realização do evento é da Marco Zero Produções Musicais, em parceira com a Prefeitura de Olinda. “O nosso intuito é inserir a cidade no circuito dos grandes shows e, ao mesmo tempo, promover um trabalho social”, afirmou o músico Clênio Lima, que está à frente da produtora e também é diretor musical da Big Band à Nordestina.  Serão 12 horas de programação, com shows de Batista Lima, Mastruz com Leite, Geraldinho Lins, Edu e Maraial, Big Band à Nordestina, Maestro Spok, O Vaqueiro, Me dê Papai, Forró Interativo, Benedito da Macuca e Adelmo dos Passos.

%d blogueiros gostam disto: