Ouvir a matéria clicar no player
Cerca de 50 estudantes do 9º ano da Escola Municipal Lions Dirceu Velozo, localizada nos Bultrins, participaram nessa segunda-feira (15) da abertura da Semana do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizada no Centro Cultural do órgão, em Santo Amaro, no Recife. A atividade teve como foco a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o combate ao racismo no ambiente escolar.
Na ocasião, os estudantes assistiram uma importante peça teatral, “Tesouro”, que integra o “Projeto Griô”, com o intuito de incentivar o combate ao racismo nas Escolas. O espetáculo abordou de forma crítica expressões do racismo recreativo e do racismo religioso, problematizando estereótipos e práticas discriminatórias historicamente direcionadas aos corpos pretos e às culturas de matriz africana.

Ao mesmo tempo, promoveu um contraponto afirmativo em defesa da beleza negra, do respeito à diversidade religiosa e da valorização das identidades negras, destacando referências como Naná Vasconcelos, Lia de Itamaracá e Miró da Muribeca, além de evidenciar as contribuições da população negra nas áreas da ciência, matemática, artes e medicina.
O Promotor de Justiça, Maxwuell Anderson de Lucena Vignoli é o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do MPPE, e explica que, a participação de gestores e alunos é essencial para o sucesso do evento, mas é também de fundamental importância para a difusão da temática junto à comunidade escolar.
A ida dos estudantes municipais também foi destacada como muito importante por Wadilson Santiago, da Divisão de Educação Étnico-Racial, da Secretaria de Educação de Olinda e presente no evento. “A participação dos estudantes reforça o compromisso da rede municipal com práticas pedagógicas alinhadas à Lei nº 10.639/03 e com a construção de uma educação pública antirracista e inclusiva”.
De acordo com a Diretora Pedagógica, da escola Municipal Lions Dirceu Velozo, Cleonice Oliveira, foram contemplados com a ida a Abertura da Semana do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, 50 estudantes dos 9º anos.
