Ouvir a matéria clicar no player
Mais uma unidade escolar passa a contar com ensino integral em Olinda. A Prefeitura da cidade deu início, nesta quarta-feira (4), ao novo formato na Escola Dom João Crisóstomo, localizada no Alto do Monte, no bairro dos Bultrins, sendo esta a terceira do segmento. Ao todo, 215 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, serão beneficiados com a iniciativa. Além das disciplinas tradicionais, as crianças terão a chance de participar de atividades culturais e esportivas, recebendo também as três refeições diárias. A transformação foi aprovada por pais, alunos e professores.
O prefeito Professor Lupércio participou da solenidade, acompanhado do secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, e demais gestores municipais. “Nossos esforços estão concentrados no avanço da educação e o modelo integral é uma das nossas bandeiras, possibilitando um melhor rendimento dos alunos, preparando-os para o futuro”, destacou Lupércio. O espaço passou por uma requalificação, gerando mais conforto e bem-estar para toda a comunidade escolar.
A Escola Dom João Crisóstomo passa a ofertar, também, em sua grade curricular as atividades de ciência tecnológica, música, educação artística e cultural, sustentabilidade e cidadania, promoção à saúde e práticas esportivas. A garotada contará, ainda com aulas de reforço em português e matemática, além do auxílio à alfabetização. Os alunos vão cumprir uma carga horária das 7h30 às 16h30, tendo um currículo reforçado e diversas ações extracurriculares.
Segundo a gestora da escola, Audenice Almeida, o projeto vai além da ampliação do tempo de permanência na escola, mas passa por uma reorganização dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos. “O principal ganho está na inclusão de atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do aluno”, destacou, lembrando que as crianças gostam bastante e logo conseguem se adaptar a nova realidade.
Em Olinda, já funcionam no sistema de Ensino Integral as escolas Sagrado Coração de Jesus, no Amaro Branco, com 250 estudantes; e a Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins, que conta com 357. “O principal enfoque está na união da teoria e prática, com atividades nos mais diversos campos do aprendizado”, destacou o secretário da pasta. A Prefeitura prevê também, ainda neste semestre, a implantação da mesma modalidade no CAIC Professora Norma Coelho, em Peixinhos, ofertando 520 vagas, totalizando quatro unidades com tempo integral e beneficiando quase 1.350 meninas e meninos.