Firmado em Olinda o Dia do Quilombo Urbano do Portão do Gelo – Nação Xambá

A data será celebrada sempre no dia 13 de dezembro

Publicado por: Secom, em: 13/02/19 às 17:54

Foi aprovado, na última terça-feira (12.03), na Câmara Municipal de Olinda, o Projeto de Lei que torna na cidade a data de 13 de dezembro como o Dia Municipal do Quilombo Urbano do Portão do Gelo – Nação Xambá. A pauta foi votada e acatada por unanimidade pelos vereadores da Casa Bernardo Vieira de Melo.

O pedido foi elaborado e indicado pelo Grupo Bongar, após diálogo aberto com a gestão municipal, entre representantes da religião de matriz africana e gestores da Secretaria de Turismo, Cultura, Patrimônio, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda.

A comunidade Afro do Xambá, em Peixinhos, comemorou a conquista, por entender a importância de, cada vez mais, colocar a história do povo negro no lugar merecido e deixar cada vez mais viva a ancestralidade. Para o grupo, foi uma ação coerente, bem articulada, planejada, dialogada e honesta.

O Grupo Bongar foi fundado em 2001. Pertence ao Terreiro de Xambá e realiza apresentações musicais no ritmo do Coco. Os integrantes desenvolvem ainda um trabalho voltado para preservação e divulgação da cultura pernambucana