Notícias

Guardas municipais de Olinda começam capacitação em turismo para melhor atender turistas e moradores

Até o fim deste mês de agosto, um receptivo de atendimento ao turista da Guarda Municipal será implantado, no Alto da Sé

Publicado por: Redação da Secom, em: 02/08/18 às 12:50

Por Juliana Nascimento

Fotos: Alice Mafra/ Prefeitura de Olinda

Quem for visitar o Sítio Histórico de Olinda poderá contar com mais um incremento para unir o passeio e a segurança pelas ladeiras e ruas da cidade. Até o fim deste mês de agosto, um receptivo de atendimento ao turista da Guarda Municipal será implantado, no Alto da Sé. O posto funcionará como uma nova opção para que deseja obter informações sobre a cidade patrimônio, além de oferecer mais segurança por causa da presença da Guarda. Nesta quinta-feira (02.08), quatro Guardas Municipais de Olinda passaram por um treinamento com técnicos da Secretaria Municipal de Turismo. A iniciativa é promovida pela parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura com a Secretaria de Segurança Urbana da cidade.
.
“Primeiro, entregamos aos guardas e aos estagiários de turismo da Casa do Turista, mapas sobre os principais pontos históricos da cidade. Após isso, nós fizemos um tour com eles para agregar informações com a prática. Eles precisam saber horário de funcionamento, localização e até curiosidades para repassar para os turistas. Hoje, por exemplo, visitaram os principais pontos do Sítio Histórico da cidade”, destacou a técnica da Secretaria de Turismo, Maria Tereza.
.
Entre os pontos visitados durante a capacitação estavam: o Convento de São Francisco (o primeiro da ordem franciscana do Brasil), o elevador panorâmico da Sé, o próprio receptivo da Guarda Municipal, que será instalado embaixo do elevador, além do Museu de Arte Sacra, a Catedral da Sé e restaurantes mais procurados pelos turistas.
.
Trabalhando na Guarda Municipal de Olinda desde 2011, Bruno Leandro está gostando dessa nova área de atuação. “Acho ótimo que nosso trabalho vai estar atrelado à segurança e ao turismo. Eu, particularmente, gosto muito de história e essa qualificação nos ajudará para garantir o bem estar do turista”, pontuou o guarda.
.
Em passagem pela primeira vez por Olinda, a turista alemã, Tina Biela, acredita que o receptivo da Guarda Municipal vai garantir uma melhor segurança para quem visitar a cidade. “Acho bom para gente que vem de fora e fica com medo quando não há policiais ou guardas. Agora poderemos apreciar bem mais as paisagens belas de Olinda com mais segurança”, comentou a turista.
.
De acordo com o de Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Pereira Neto, de início, quatro Guardas Municipais vão ficar atuando no posto, que após inaugurado, funcionará das 8h às 18h de domingo a domingo. A expetativa é que depois outros guardas também passem por capacitação e atuem no plantão no receptivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

%d blogueiros gostam disto: