Menino de cinco anos fala inglês sem nunca ter feito um curso e adolescente que não articula a fala encanta interpretando Cazuza

Exemplos de superação na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Olinda

Publicado por: Redação da Secom, em: 24/08/18 às 20:48

Fotos: Bruna Costa/ Prefeitura de Olinda

Sorrisos e lágrimas marcaram mais uma comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Prefeitura de Olinda tem programadas ações até  28 de agosto, mas com certeza a desta sexta-feira (24) será a mais emocionante. Realizada no Shopping Patteo, Bairro Novo, o evento contou com atrações artísticas promovidas por crianças e adolescentes mais que especiais, como o menino de cinco anos que aprendeu a falar inglês sem professor e o adolescente que não articula a fala, mas dá um show cantando Cazuza.

A jovem Kevenlyn Fernanda, autista de 9 anos, fez muita gente chorar com a canção “Mãe”, do Balão Mágico. Victor Batista, de 17, também especial como Kevenlyn, encantou o público com músicas de Cazuza. Detalhe: ele canta, porém não consegue se comunicar verbalmente com as pessoas. Mas também teve a hora das gargalhadas, principalmente com o falante Kauan Silva, 15 anos, que apresentou seus desenhos gigantes.

“Faço desde pequeno. Antes, para fazer um corpo, eu fazia tracinhos e círculos. Com a ajuda da internet, melhorei muito o meu trabalho. Agora faço desenhos do Rei Leão, Star Wars e muitos outros”, disse o menino.

Outro especial que impressionou as pessoas foi o pequeno Pedro Henrique Lemos, de apenas 5 anos. Autista, ele tem habilidades eletrônicas e de inglês. Sem nunca ter feito um curso na vida, o menino fala muito bem a língua. Este dom tem causado até problemas para falar o português.

“Acho importantíssimo ações como essas. As pessoas precisam conhecer melhor sobre o autismo e outras necessidades especiais. Sobre a língua, estamos baixando aplicativos em português para ajudar a aprender, mas ele só quer saber do inglês. Ele não quer falar o português, até para conversar com ele é difícil, já que eu não domino a língua estrangeira”, explicou a mãe de Pedro, Josina Lemos.

Também participaram do evento: Larissa Neres, down de 18 anos, com dança do ventre; Rayane Barbosa, down de 21 anos, dançando frevo; Márcio Rocha, down de 38 anos, imitando Michael Jackson; Bruno César, 24 anos, com voz e violão; além da banda Sons do Silêncio, composta por Dayvson (surdo, cadeirante e cego parcial, na percussão), Wilson (deficiente visual, no teclado), Missias (deficiente visual, na guitarra), Assucy (deficiente auditivo, na percussão), liderados pelo Professor Carlinhos Lua.

“Nossa ação tem o objetivo de trabalhar cada vez mais a inclusão. É uma preocupação desde o início da gestão, estamos levando-os para o nosso convívio, não criamos um ‘ambiente só para eles’. Realizamos essa atividade no shopping, onde circulam centenas de pessoas”, destacou a secretária executiva de Direitos Humanos e da Mulher, Verônica Brayner.

A próxima ação, para encerrar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, será na terça (28), das 8h às 12h, na Praça do Carmo, onde serão realizadas atividades de conscientização.