Notícias

Municípios do Litoral Norte unem forças pela limpeza de praias

Olinda integra a lista de cidades parceiras

Publicado por: Redação Secom, em: 07/12/21 às 10:47

Os municípios que compõem a Região Metropolitana Norte do Recife estão unindo forças e experiências para mitigar a poluição nas suas praias. Para tanto, gestores dessas cidades realizaram o 1º encontro de Gestores Ambientais do Litoral Norte de Pernambuco nesta segunda-feira (6), em Igarassu. Na ocasião, foi assinado acordo para que as gestões articulem ações e projetos para reduzir a poluição dos mares, principalmente a quantidade de plástico encontrada nos oceanos.

Representando Olinda, que possui 7,6km de orla, o secretário executivo de Planejamento Ambiental, Wolney Queiroz, explicou que será necessário algum tipo de contenção para evitar que detritos não cheguem até as praias do Litoral Norte. De acordo com ele, correntes dos oceanos levam a sujeira das praias do Litoral Sul para o Norte.

“As praias do Litoral Sul são mais limpas porque o lixo é trazido para cá pela correnteza. Boa parte do lixo que vem para a praia de Del Chifre, em Olinda, por exemplo, vem dos detritos que deságuam no Porto do Recife”, pontuou.

Para tanto, ele defende a criação de convênios, inclusive com a Capital Pernambucana, pois unidas, as prefeituras conseguem um orçamento mais robusto para executar os serviços. “O que pretendemos fazer é convênios com o Recife porque se fizermos apenas contenções vai ser preciso também coletar o lixo que ficar acumulado”, disse.

O evento também teve participação da Família Schürmann, que faz expedições em prol da conservação do meio ambiente. Além de Olinda e Igarassu, também foram representadas as prefeituras de Paulista, Goiana, Itamaracá e Itapissuma.

%d blogueiros gostam disto: