Notícias

Museu do Mamulengo comemora 20 anos de história em Olinda

O espaço foi fundado no dia 19 de dezembro de 1994 pelo bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves. O visitante pode apreciar 350 peças em exposição

Publicado por: Secom, em: 19/12/14 às 18:27
Olinda é conhecida também como a cidade dos bonecos. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Olinda é conhecida também como a cidade dos bonecos. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Hoje (19) o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá, comemora 20 anos de existência em Olinda. Em alusão à data, o espaço preparou uma nova exposição e recebeu o prefeito Renildo Calheiros, o secretário de Patrimônio e Cultura, Lucilo Varejão e demais autoridades em uma solenidade ocorrida de manhã.

Fernando Augusto Gonçalves (Bonequeiro, encenador, cenógrafo e pesquisador) criou o Museu para ser um espaço lúdico habitado pelos mais diferentes bonecos do estado. O nome do museu vem do boneco Professor Tiridá, criação de Mestre Ginu que simboliza a sabedoria popular.

No local, o visitante poderá apreciar 350 peças em exposição. O espaço conta ainda com um acervo de cerca de 1000 mamulengos. O Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá foi o primeiro Museu de Mamulengos do Brasil e da América Latina.

A criação do principal acervo do Museu do Mamulengo surgiu na década de 70, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso, resolveram investir na aquisição de peças dos “mestres mamulengueiros” que falecendo e sem deixar herdeiros de sua arte, eram vendidas como peças de decoração.

A artista plástica e diretora do museu, Tereza Costa Rêgo, se mostrou bastante feliz com a data. “Já fui diretora de outros museus, então eu tenho uma certa aptidão para montar. E esse museu é fruto de um grupo que casou com ele. Uma coisa muito bonita, e eu enquanto artista fico muito feliz de ver o espaço completar esses vinte anos. Tenho o pena por Fernando Augusto não estar aqui, porque muito desses bonecos foi ele quem conseguiu. Isso é fruto de um esforço coletivo de cinco pessoas e espero que as pessoas venham visitar, e deem valor a essas coisas tão simples, mas tão importantes na cultura pernambucana”, disse.

Ainda segundo Tereza Costa Rêgo, “Olinda é conhecida também como a cidade dos bonecos. Bonecos gigantes, bonecos pequenos, mamulengos e fantoches que traduzem e cantam seus sonhos, suas alegrias e suas tristezas. Nesse universo mágico nossa cidade abriga o primeiro e mais importante museu de bonecos da América Latina, cujo acervo é considerado uma preciosidade, com bonecos do século XIX aos contemporâneos”.

“Olinda hoje está em festa. São os vinte anos do Museu do Mamulengo. Este museu tem uma grande significação para a cultura pernambucana. O mamulengo não é privilégio único de Pernambuco. Os franceses tem os seus Guignol, os italianos tem os seus espetáculos, mas desde a época colonial, Pernambuco em particular, mantém os seus mamulengos. O Museu do Mamulengo é um dos mais visitados de Olinda. É realmente um privilégio ter um espaço como esse, fazendo vinte anos na cidade de Olinda”, comemorou o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Lucilo Varejão.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: