Notícias

Museu do Mamulengo Espaço Tiridá tem programação especial na 12ª Semana de Museus

O espaço terá apresentações no período de 12 a 18 de maio, e possibilita ao visitante conhecer o seu acervo fixo que possui mais 1 mil peças

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 07/05/14 às 9:29
O Museu do Mamulengo Espaço Tiridá foi inaugurado em 1994 e em 2014 completa 20 anos. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O Museu do Mamulengo Espaço Tiridá foi inaugurado em 1994 e em 2014 completa 20 anos. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Quem incluir Olinda na rota da 12ª Semana Nacional dos Museus vai encontrar o Museu do Mamulengo Espaço Tiridá, com uma programação especial. Visitas guiadas, vídeo sobre o mamulengo e os mamulengueiros, além de apresentação de teatro de bonecos. O período será de 12 a 18 de maio.

Olinda participa da Semana Nacional dos Museus e registra, todos os anos, o aumento de visitantes. Esta edição irá contar com a apresentação do teatro de mamulengo com o Mestre Tonho. Será no sábado (17), a partir das 16h. O mamulengueiro fará quatro apresentações no auditório do museu. Mestre Tonho trabalha com essa arte, confecciona e faz apresentações. A entrada para a apresentação do dia 17 é gratuita.

Além da apresentação de Mestre Tonho no dia 17, os visitantes podem conferir o acervo fixo do Museu do Mamulengo que possui mais de 1 mil peças. “Em exposição nós temos peças que retratam diversas cenas da nossa cultura, como o cangaço, o caboclinho, enterros, bumba-meu-boi, animais”, explica Carla Carlini, coordenadora do Museu do Mamulengo Espaço Tiridá. Mestre Salustiano tem uma sala especial no museu e vários mestres mamulengueiros de Pernambuco têm suas peças expostas, como Mestre Saúba, Mestre Ginú, Mestre Luís da Serra, Mestre Pedro Rosa e muitos outros.

Museu

O Museu do Mamulengo Espaço Tiridá foi inaugurado em 1994 e em 2014 completa 20 anos. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, singular e expressivo. “Hoje nós somos um dos museus mais visitados do Estado. Registramos uma média de 8 mil visitantes por ano”, afirmou Carla. Entre os visitantes, turistas e escolas das redes pública e privada de ensino.

A criação do principal acervo do Museu do Mamulengo surgiu na década de 1970, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso resolveram investir na aquisição de peças dos “mestres mamulengueiros”. O espaço é vinculado a Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda. A diretora do Museu é a artista plástica Tereza Costa Rego.

O Museu do Mamulengo Espaço Tiridá fica na Rua de São Bento, 344, Ribeira/Olinda, telefone 3493.2753. O espaço funciona de terça a sábado, sempre das 9h às 16h. A entrada é R$ 2,00 (possui meia entrada).

%d blogueiros gostam disto: