Ações movimentam Dia Nacional de Combate à Sífilis em Olinda
07 de outubro de 2014Secretaria de Comunicação de Olinda3 min de leitura2 visualizações
Compartilhe
Para conscientizar a população sobre a doença, ações serão realizadas em diversos locais da cidade. Foto: Governo do Estado da BahiaEm decorrência do Dia Nacional de Combate à Sífilis, que ocorre esse ano no dia 18 de outubro, a Prefeitura de Olinda preparou uma programação especial para prevenir e informar os moradores da cidade sobre o combate à doença. Nesta quinta-feira (09), a Secretaria de Saúde através de seus diversos núcleos irá realizar um evento na UPA/Olinda, na PE-15, onde acontecerá um debate sobre o tema com cerca de 90 profissionais da área de saúde.
Durante mês, outros locais da cidade serão visitados. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, dar visibilidade ao problema da sífilis, tratar todos os pacientes positivos e seus respectivos parceiros e prevenir a sífilis e sífilis congênita. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 12 milhões de novos casos ocorrem a cada ano no mundo.
Data
Hora
Locais
Atividades
Responsáveis
14/10 - Terça
8h
Auditório do Hospital Tricentenário
Roda de conversa e teatro para profissionais de saúde sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis e cuidados com a saúde do recém-nascido
Coordenações: DST/Aids, NEPS, Saúde do Homem e Saúde da Criança
17/10 - Sexta
22h
Áreas de prostituição do Bairro Novo e Casa Caiada
Ação noturna com entrega de informativos e estímulo ao teste e tratamento de sífilis
Consultório na Rua
20/10 - Segunda
08h
Auditório do Hospital Tricentenário
Roda de conversa e teatro com as puérperas sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis e cuidados com a saúde do recém-nascido
Coordenações: DST/Aids, NEPS e Saúde da Criança.
21/10 - Terça
11h
Empresa Karintó de salgados e pipocas
Roda de conversa com homens sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis
Coordenações: DST/Aids e Saúde do Homem
22/10 - Quarta
8h
Policlínica Rio Doce II
Roda de conversa para usuários/as sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis
Coordenações: DST/Aids, Saúde do Homem e Saúde da Mulher
8h
Quiosque da Saúde
Mobilização e oferta do informativo da sífilis para os transeuntes da Orla do Bairro Novo
Saúde Mental/RD
9h
SAE (Serviço de Assistência Especializada em DST, HIV/Aids)
Roda de conversa e teatro sobre sífilis para componentes do Grupo de Adesão à Vida e ao Tratamento
Coordenações: DST/Aids/SAE e NEPS
23/10 - Quinta
8h
Policlínica Ouro Preto
Roda de conversa e teatro com usuários/as sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis
Coordenações: DST/Aids, Saúde da Mulher e NEP
24/10 - Sexta
8h
Policlínica da Mulher
Roda de conversa e teatro para usuários/as sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis
Coordenações: DST/Aids, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e NEPS
22h
Áreas de prostituição na Av. Presidente Kennedy
Ação noturna com entrega de informativos e estímulo ao teste e tratamento de sífilis
Consultório na Rua
30/10 - Quinta
9h
Policlínica Rio Doce IV
Roda de conversa e teatro para usuários/as sobre prevenção, tratamento e estímulo ao teste de sífilis
Coordenações: DST/Aids, NEPS, Saúde do Homem e Saúde da Mulher