Notícias

Novos diretores e vices das escolas municipais de Olinda tomam posse dos cargos

O evento acontecerá na próxima terça (23), a partir das 10h, no auditório do Palácio do Governadores. 41 escolas da rede municipal terão novos gestores

Publicado por: Secom, em: 22/12/14 às 14:43
Eleições dos Gestores Escolares 2014. Foto: Clara Albuquerque

Foto: Clara Albuquerque

Na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, os novos diretores e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino de Olinda tomarão posse de seus cargos. O evento acontecerá no auditório do Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura do Município, e conta com a presença da secretária de Educação, Márcia Souto e representantes das comunidades escolares.

Os candidatos eleitos estarão à frente da gestão das escolas até o final de 2016. Quarenta e uma comunidades escolares elegeram seus respectivos diretores e vices. Professores, funcionários, alunos e familiares participaram do processo que durou, aproximadamente, quatro meses incluindo diversas ações como um curso preparatório para diretores. A ação faz parte da proposta de gestão democrática, onde todos os componentes que contribuem para a formação da escola – isto é, alunos, pais, professores e funcionários – possuem voz ativa nas decisões.

“Esta é a conclusão de uma etapa muito importante para a Educação de Olinda, porque fortalece a nossa proposta de uma escola para todos através da gestão democrática, onde todos os que contribuem para a formação da escola têm o direito de participar do processo”, diz a secretária de Educação, Márcia Souto.

Processo eleitoral – Aproximadamente, 18.900 eleitores, entre estudantes e familiares, professores e funcionários, votaram, no dia 11 de dezembro, em quem deverá gerir, pelos próximos dois anos, as unidades de ensino de Olinda. As posses dos cargos de diretores e vice-diretores é a conclusão de um processo que envolveu, entre as ações, um curso especializado, com formadores doutores das Universidades Federal e Rural de Pernambuco, voltado para as dimensões da gestão escolar.

A partir do curso, cada chapa construiu um plano de gestão que foi apresentado, em audiência pública, a toda a comunidade escolar. Logo após, os candidatos iniciaram campanha eleitoral, com material padronizado oferecido pela Secretaria de Educação, o que possibilitou, a eles, condições igualitárias de apresentarem suas propostas e dialogarem com seus eleitores.

Todo o processo de Eleições dos Gestores Escolares pode ser acompanhado na página: http://www.olinda.pe.gov.br/eleicoesescolas2014

%d blogueiros gostam disto: