Notícias

Olinda celebra Dia Estadual do Frevo com cortejo e apresentações culturais

Um total de 16 atrações culturais, nos mais variados gêneros, prometem animar os foliões durante os dias 7, 8 e 9 de fevereiro

Publicado por: Sandy James, em: 04/02/20 às 15:12

O mais pernambucano dos ritmos completa aniversário neste domingo (09.02). E a cidade de Olinda, não poderia ficar de fora desta festa. Para celebrar o Dia Estadual do Frevo – Patrimônio Imaterial da Humanidade, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em convênio com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial da Cultura, programa uma agenda cultural repleta de ações para quem quer festejar a data e antecipar o Carnaval 2020. Cortejos e apresentações culturais, nos mais variados gêneros, prometem animar os foliões.

Ao todo, serão três dias de festividade, e mais de dezesseis atrações, como Ed Carlos, Dudu do Acordeon, Nádia Maia, Silvério Pessoa, Rogério Rangel, Quinteto Violado, entre outros. O destaque da programação são os cortejos culturais, realizados durante os três dias, partindo sempre do Mercado da Ribeira, localizado na Rua Bernardo Vieira de Melo, no Carmo. De lá, a multidão ávida por muito frevo e alegria, passará por pontos estratégicos da cidade, como o edifício sede da Prefeitura de Olinda, logo em seguida a sede da Troça Pitombeira dos Quatro Cantos, na Rua 27 de Janeiro, Carmo. O encerramento do desfile das agremiações culturais acontecerá na Praça do Carmo. O percurso tem pouco mais de 2 km.

A programação começa nesta sexta-feira (7), às 19h, com um cortejo do grupo Brincante Popular. Às 20h, o palco montado na Praça do Carmo receberá shows da Orquestra Virtual, seguido por Dudu do Acordeon, Nádia Maia, e o encerramento fica por conta de Benil.

No sábado (8), o cortejo será realizado a partir das 17h, com a Companhia Brasil Por Dança. Logo em seguida, o palco principal será ocupado pelo Maracatu Nação Pernambuco, Orquestra Zezé Corrêa, de Aliança, na Zona da Mata; Charles Theony; Renato Pires. Fechando à noite, Quinteto Violado.

Já no domingo (9), é dia de cair no frevo. Ponto alto das comemorações, a festividade reúne um cortejo da Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes, às 16h. Na Praça do Carmo, artistas embaixadores da música pernambucana, prometem colocar olindenses e turistas para dançar, com Ed Carlos, Silvério Pessoa e Rogério Rangel.

“Só o Carnaval é o legítimo território que consegue mostrar o Frevo na sua amplitude. O Frevo é imenso”, destaca o curador da programação, o produtor e consultor em projetos culturais, Afonso Oliveira.

PROGRAMAÇÃO – CELEBRAÇÃO DO FREVO

07/02 – SEXTA

19h – Brincante Popular (cortejo)
20h – Orquestra Virtual
21:30h – Nádia Maia
22h – Dudu do Acordeon
23h30 – Benil

08/02 – SÁBADO

17h – Companhia Brasil por Dança (cortejo)
18h – Maracatu Nação Pernambuco
19h – Orquestra Zezé Correia
20h – Charles Theony
21:30h – Renato Pires
23h – Quinteto Violado

09/02 – DOMINGO

16h – Bela da Tarde e seus Bonecos Gigantes (Cortejo)
17h – Maracafrevo
18:30h – Ed Carlos
20h – Silvério Pessoa
21:30h – Silvério Pessoa

%d blogueiros gostam disto: